ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA CRECHE EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO
Palavras-chave:
Organização do espaço educacional, Educação Infantil, Ambiente escolar, PsicopedagogiaResumo
Este texto apresenta resultados finais do trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia intitulado “O espaço na educação infantil: análise para a qualificação”. O objetivo principal é analisar a organização do espaço de duas salas de educação infantil, observando se sua qualidade atende às necessidades da criança pequena, considerando seu desenvolvimento integral. A pesquisa se utiliza de uma abordagem qualitativa, envolvendo discussões sobre psicopedagogia, espaço, ambiente, com ênfase na educação infantil. O campo de investigação é uma sala de maternal I e II de período parcial e uma sala de maternal II de período integral, de instituição pública de Presidente Prudente, situada no interior do Estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados é a análise documental e a observação do espaço, sem presença de crianças, com registro escrito e fotográfico. As conclusões apontaram que a estrutura física tem atendido a algumas expectativas apresentadas nos documentos legais e pesquisas da área, principalmente no que se refere à salubridade. Constata-se, porém, no que se refere ao arranjo espacial, que, mesmo diante de tantos estudos que incentivam o uso de cantos de aprendizagem, favorecendo a autonomia e outros beneficios, na prática, muito pouco tem se alterado. Assim, para que haja uma mudança significativa, é preciso um trabalho multidisciplinar, incluindo pedagogos, arquitetos, psicopedagogos etc.Downloads
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Publicado
2017-08-30
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA CRECHE EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 26-37. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1685