PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA ATRAVÉS DO MÉTODO DE DALCROZE

Autores

  • Augusto Paulucci Ribeiro
  • Janaina Pereira Duarte Bezerra Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Método Dalcroze. Desenvolvimento Psicomotor. Educação Musical

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir, através de um estudo bibliográfico, sobre a relação entre a educação musical e a psicomotricidade, a partir do método de Dalcroze e do campo de educação psicomotora - Psicomotricidade Funcional. Aproximando as referidas vertentes e destacando propostas de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança, pretendeu-se também ampliar as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico por parte de professores de música e professores de escolas de educação infantil no que tange a utilização do lúdico, e respeitando a capacidade cognitiva, afetiva, social, emocional e motora da criança de acordo com a sua faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-27

Como Citar

Ribeiro, A. P., & Bezerra, J. P. D. (2016). PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA ATRAVÉS DO MÉTODO DE DALCROZE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(3), 75–85. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1415