CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA CRECHE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação de Professores. Identidade Profissional. Estágio.Resumo
O artigo tem como foco central a discussão de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica que teve como base investigar contribuições do estágio para a formação inicial e identidade profissional de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/Câmpus de Naviraí. Nesse sentido, buscamos por meio da análise de entrevistas realizadas com três futuras professoras compreender como se dá o processo de suas identidades com a docência na Educação Infantil (creche). Foram utilizados dois roteiros de entrevista semiestruturados sendo um antes de iniciar às atividades do estágio e outro após o término da disciplina. Da análise dos dados conseguimos retratar que as acadêmicas do curso possuem expectativas positivas em relação à experiência com os bebês, contudo, o medo da experiência é bem expressivo quando pensam na prática pedagógica a ser desenvolvida nas regências. Por fim fica evidente que os acadêmicos do curso de Pedagogia, se identificam com a educação infantil e sua prática, construindo a partir de então sua identidade profissional.Downloads
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Publicado
2015-06-24
Como Citar
Ciríaco, K. T., & Rodrigues, J. O. (2015). CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA CRECHE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 42–65. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1105
Edição
Seção
Artigos