CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA CRECHE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí
  • Janaína Ojeda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí

Palavras-chave:

Formação de Professores. Identidade Profissional. Estágio.

Resumo

O artigo tem como foco central a discussão de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica que teve como base investigar contribuições do estágio para a formação inicial e identidade profissional de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/Câmpus de Naviraí. Nesse sentido, buscamos por meio da análise de entrevistas realizadas com três futuras professoras compreender como se dá o processo de suas identidades com a docência na Educação Infantil (creche). Foram utilizados dois roteiros de entrevista semiestruturados sendo um antes de iniciar às atividades do estágio e outro após o término da disciplina. Da análise dos dados conseguimos retratar que as acadêmicas do curso possuem expectativas positivas em relação à experiência com os bebês, contudo, o medo da experiência é bem expressivo quando pensam na prática pedagógica a ser desenvolvida nas regências. Por fim fica evidente que os acadêmicos do curso de Pedagogia, se identificam com a educação infantil e sua prática, construindo a partir de então sua identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí

Professor Assistente e Coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí. Doutorando em Educação pela FCT/UNESP; Mestre em Educação pela FCT/UNESP e Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela UFMS/Câmpus Três Lagoas.

Janaína Ojeda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí; Professora do Projeto Reviver vinculado à Assistência Social do município de Naviraí/MS.

Downloads

Publicado

2015-06-24

Como Citar

Ciríaco, K. T., & Rodrigues, J. O. (2015). CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA CRECHE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 42–65. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1105

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)