O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS PARA O ‘FILOSOFAR’

Autores

  • Cláudio Roberto Brocanelli Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Filosofar. Educação Brasileira.

Resumo

O artigo a seguir tem como principal tendência e preocupação pensar e oferecer algumas ideias sobre o Ensino de Filosofia no Brasil e as concepções historicamente construídas sobre o filosofar, este se constituindo em desafio à educação brasileira e à formação das pessoas. É pertinente a conciliação, no Ensino da Filosofia, entre a História da Filosofia e o filosofar que não se filie imediatamente aos sistemas filosóficos e suas concepções, mas que se estruture a partir de problemas reais de cada situação e espaço vivenciado na educação e na sociedade em geral como uma macro-estrutura que necessita de reflexões acerca de seus problemas. Nota-se que, durante os 500 anos de educação no Brasil, especialmente nesse aspecto do Ensino de Filosofia, as características com relação às preocupações e os problemas filosóficos foram se modificando; inicialmente, uma discussão mais obediente às regras, passando, tempos depois, à valorização da polêmica e, por fim, à sistematização da realidade e à reflexão dos problemas reais enfrentados como sociedade brasileira. Nesse sentido, propõe-se perceber e analisar o Ensino de Filosofia tanto na educação fundamental e média como, e principalmente, na universidade.

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Biografia do Autor

  • Cláudio Roberto Brocanelli, Universidade Estadual Paulista
    Departamento de Administração e Supervisão Escolar - Filosofia da Educação

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS PARA O ‘FILOSOFAR’. (2013). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 9(1), 43-61. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/487

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