PEDAGOGIA GRIÔ E EDUCAÇÃO MUSICAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A TRADIÇÃO ORAL E A TRADIÇÃO ESCRITA

Autores/as

  • Lindiane de Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Marizete Lucini Universidade Federal de Sergipe/Doutora em Educação

Palabras clave:

Pedagogia Griô, Educação Musical, Tradição Oral

Resumen

Neste artigo tecemos reflexões sobre a Educação Musical e a Pedagogia Griô. Para tanto, partimos de uma narrativa que nos possibilita refletir sobre os encontros e desencontros entre os conhecimentos da Tradição Oral e da Tradição Escrita. Apresentamos a Pedagogia Griô como possibilidade para pensar, conceituar, aprender, ensinar e vivenciar música através da Tradição Oral, percorrendo caminhos híbridos que promovem o encontro da Educação Musical com a Ancestralidade/Identidade, com o Diálogo, com a Vivência e por fim, com a Tradição Oral. Concluímos com indicativos para pensar a Pedagogia Griô como uma das fissuras possíveis para a descolonização do saber.

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Biografía del autor/a

  • Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe/Doutora em Educação

    Professora no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade. 

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

PEDAGOGIA GRIÔ E EDUCAÇÃO MUSICAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A TRADIÇÃO ORAL E A TRADIÇÃO ESCRITA. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 110-122. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2934

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