VIRTUDE E SABEDORIA: UMA REFLEXÃO ÉTICA PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Alvaro Martins Fernandes Junior Centro Universitario Internacional UNINTER https://orcid.org/0000-0003-0726-1177
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida Centro Universitario Internacional UNINTER
  • Marivaldo da Silva Oliveira Fatecie
  • Amanda Louise Bruzamolin Universidade Federal do Parana

Palabras clave:

Ética, Virtud, Sabiduría, Educación, Sociedad del conocimiento

Resumen

Este texto tiene por objetivo trazar un análisis de la sociedad del conocimiento que parece no estar logrando atender a los preceptos de su existencia, pues se esperaba que con mayor acceso al conocimiento la humanidad pudiera disminuir las desigualdades, aumentar la sabiduría y la virtuosidad. Pero lo que se observa son índices grandes de desigualdad y bastante falta de ética de aquellos que podrían hacer más por los que poseen menos - menos poder, menos riquezas, menos acceso al conocimiento. El texto sugiere que es por la educación que nuevos caminos éticos pueden ser trazados para que la sociedad pueda desarrollarse mejorando la calidad de vida de los menos favorecidos y consecuentemente buscando alcanzar los principios de la sociedad del conocimiento.

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Biografía del autor/a

  • Alvaro Martins Fernandes Junior, Centro Universitario Internacional UNINTER

    Doutorando em Educação: Currículo na PUC-SP com bolsa CNPq, onde estuda a produção acadêmica das pós-graduações brasileiras nos temas "tecnologias na educação no Ensino Médio". Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar, na linha de pesquisa Educação e Conhecimento onde foi bolsista da Capes na modalidade I - PROSUP. Pós graduado em EAD e Tecnologias Educacionais e em Gestão com Pessoas na mesma instituição e especialista em Marketing pelo Instituto Paranaense de Ensino-IEP. É bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Atuou como Tutor Mediador no Núcleo de Educação a Distância Unicesumar. É fluente em inglês. Foi voluntário na AIESEC Blagoevgrad (Bulgária) em 2010, onde trabalhou com projetos sociais nas escolas municipais da cidade por dois meses. Em 2011, foi trainee na Exevo India Ltda., trabalhando com pesquisa de mercado. Tem experiência com educação na modalidade a distância, atuando como docente em projetos de ensino, bem como docente, autor de livros didáticos e orientador de trabalhos de conclusão de curso na pós graduação. Atua como professor na Escola Superior Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da UNINTER - Centro Universitário Internacional onde atua na condução dos processos do ENADE e extensão bem como em processos de reconhecimento de cursos . É voluntário no projeto RH na Academia da ABRH-PR.

  • Marivaldo da Silva Oliveira, Fatecie

    Bacharelado em Medicina Veterinária no ano de 2013 pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, cidade de Maringá - PR, Brasil. Especialista em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pelo Programa de Aperfeiçoamento em Práticas Hospitalares na Medicina Veterinária (residência médico-veterinária) na própria instituição onde graduou-se. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Ensino a Distância UNICESUMAR e mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela UNICESUMAR. Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Fatecie.

  • Amanda Louise Bruzamolin, Universidade Federal do Parana

    Formada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar. Integrou o grupo de pesquisa Conhecimento, Educação, tecnologia e interculturalidade do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações - Unicesumar. Especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Médica Veterinária Visitadora da Drogavet - Unidade Maringá. Fluente em inglês.

Referencias

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Publicado

2019-07-02

Cómo citar

VIRTUDE E SABEDORIA: UMA REFLEXÃO ÉTICA PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO . (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 134-145. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2805

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