A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO

Autores/as

  • HARRYSON JÚNIO LESSA GONÇALVES Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Palabras clave:

Formação de Professores, Educação Estatística, Educação Estocástica, Ensino da Estocástica

Resumen

Neste artigo problematizo a atual inserção do ensino de noções estocásticas no Ensino Fundamental brasileiro, assim como, a importância do tema para constituição do sujeito contemporâneo e para consolidação da Educação Estatística – na perspectiva da Educação Matemática. Apresento, também, alguns estudos referentes à aprendizagem da estocástica e recomendações relativas ao seu ensino, tendo como referência autores que têm se dedicado ao tema, tanto no cenário nacional, quanto internacional. Acredito que este trabalho possa contribuir significativamente para a práxis de professores que ensinam matemática na escola básica, bem como, pesquisadores da área.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • HARRYSON JÚNIO LESSA GONÇALVES, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
    Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e como docente no curso de Pedagogia da Faculdade Horizontes.

Publicado

2009-08-20

Cómo citar

A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–19, 2009. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/246. Acesso em: 10 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 623

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.