A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO

Authors

  • HARRYSON JÚNIO LESSA GONÇALVES Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Keywords:

Formação de Professores, Educação Estatística, Educação Estocástica, Ensino da Estocástica

Abstract

Neste artigo problematizo a atual inserção do ensino de noções estocásticas no Ensino Fundamental brasileiro, assim como, a importância do tema para constituição do sujeito contemporâneo e para consolidação da Educação Estatística – na perspectiva da Educação Matemática. Apresento, também, alguns estudos referentes à aprendizagem da estocástica e recomendações relativas ao seu ensino, tendo como referência autores que têm se dedicado ao tema, tanto no cenário nacional, quanto internacional. Acredito que este trabalho possa contribuir significativamente para a práxis de professores que ensinam matemática na escola básica, bem como, pesquisadores da área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • HARRYSON JÚNIO LESSA GONÇALVES, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
    Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e como docente no curso de Pedagogia da Faculdade Horizontes.

Published

2009-08-20

How to Cite

A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–19, 2009. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/246. Acesso em: 10 may. 2025.

Similar Articles

1-10 of 623

You may also start an advanced similarity search for this article.