A EDUCAÇÃO DO CABOCLO-RIBEIRINHO: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS

Autores/as

  • Francisco Miguel da Silva de Oliveira Unoeste
  • Alex Sandro Gomes Pessoa Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Educação. Currículo. Escolas Ribeirinhas.

Resumen

Este artigo se configura como um ensaio teórico sobre a temática de currículo e seus desdobramentos na realidade de escolas ribeirinhas. Visa, em primeira instância, elucidar questões conceituais sobre currículo e apontar os descompassos entre conteúdos escolares que são definidos arbitrariamente e se tornam descontextualizados para a realidade educacional das instituições em questão. Em seguida, são trazidos elementos sociais sobre as escolas ribeirinhas, visando caracterizar essa realidade ao leitor e apresentar parte dos aspectos sociais que circundam esse contexto. Argumenta-se que os currículos escolares não dialogam com a realidade das comunidades ribeirinhas, o que se desdobra em ações educativas inócuas, esvaziadas de sentido e distantes de transformações sociais profundas.

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Biografía del autor/a

  • Francisco Miguel da Silva de Oliveira, Unoeste
    Pedagogo pela universidade federal do Pará. Pós-graduação em psicologia da educação pela pontifícia universidade católica de minas gerais Puc Minas. mestre em educação pela universidade do oeste paulista - uNOESTE
  • Alex Sandro Gomes Pessoa, Universidade Federal de São Carlos
    Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Vinculado à Faculdade de Psicologia e ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Atualmente realiza Pós Doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa com população em situação de vulnerabilidade social" (GPPVS). Representante Latino-americano no Conselho da "International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience" (Resilio). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Autor de artigos e capítulos de livros sobre a temática da violência sexual, práticas educativas e processos de resiliência em adolescentes em conflito com a lei. Realizou estágio de doutoramento na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália).

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

A EDUCAÇÃO DO CABOCLO-RIBEIRINHO: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 72-82. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2410

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