INDIGENOUS LITERATURES AND THEIR POTENTIAL TO MULTIPLY WORLDS

Authors

  • Jaqueline Santos Moura INSTITUTO SINGULARIDADES
  • Patrícia Regina Vannetti Veiga UNICAMP
  • Ruthe Campos Rabelo INSTITUTO SINGULARIDADES

Keywords:

Currículo decolonial; Educação intercultural; Lei 11.645/08; Literatura indígena; Povos Originários.

Abstract

This article is the result of a theoretical and practical research project aimed at conducting reflections and pedagogical actions that developed strategies for the implementation of Law No. 11.645/08, which mandates the inclusion of indigenous knowledge in school curricula. To this end, we found in indigenous literatures (Munduruku; Jekupé; Ticuna; Mbyá; another others) a potential that allows for deepening various perspectives that form indigenous epistemologies and their multiple humanities, so that they can be more socially respected. Thus, the goal of presenting these results is also to raise awareness for a transformation in individuals and the way we live, conditioned by the processes of coloniality, fostering the recognition of the origins and roots that form the country. In this way, through new educational and formative strategies, we propose different analyses, based on texts by indigenous authors, that address relationships with the environment; orality; indigenous writings; ancestries; among other topics. Thus, moving towards the construction of a more multicultural society that values and respects the indigenous presences and existences in this territory called Brazil.

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Author Biographies

  • Jaqueline Santos Moura, INSTITUTO SINGULARIDADES

    Estudante de pedagogia, atriz, educadora social e pesquisadora. Foi orientador socioeducativo no Serviço de Proteção a crianças e adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), atuou e produziu no espetáculo “No corre: um manifesto periférico” com o coletivo de teatro “Entre Vielas” Atualmente é Educadora Social na ONG - Lar das Crianças, e desenvolve projetos de trilhas pedagógicas com crianças e adolescentes que vivem em contexto de vulnerabilidade social, na faixa etária entre 11 e 13 anos, voltado para a pedagogia da educação não formal, vivenciado em um contraturno escolar.

  • Patrícia Regina Vannetti Veiga, UNICAMP

    Pedagoga, Cientista Social, contadora de histórias, mestra em Linguística, Línguas Indígenas (Unicamp, 2015), doutora em Antropologia Social, Etnologia Indígena (Unicamp, 2023). Foi professora do extinto curso de Licenciatura em Letras do Instituto Singularidades, onde ministrava a disciplina “Literaturas e Culturas Indígenas”. Atualmente é professora temporária da Faculdade de Educação da Unicamp, ministrando a disciplina “Histórias e Culturas dos Povos Indígenas Brasileiros” e atuando com estudantes indígenas dessa Universidade. Vem trabalhando com formação de professores e práticas didáticas para a inclusão das temáticas e conhecimentos indígenas nos currículos escolares há, pelo menos, 10 anos.

  • Ruthe Campos Rabelo, INSTITUTO SINGULARIDADES

    Formanda do primeiro semestre de 2024, no curso de Letras Português/Literatura, pelo Instituto Singularidades, que se encerra no mesmo ano. Escritora e pesquisadora, foi aluna no grupo de estudos, oficinas de escrita e saraus dos Mesquiteiros desde 2018. Participou do concurso literário Pode Pá Que É Nós Que Tá - Vol. 5, onde teve seu primeiro poema publicado no ano de 2019. Teve uma carta publicada no livro Nostalgia dos Afetos: Cartas ao Tempo de 2022, participou do projeto Sarauzim até o ano de 2023. Atua como redatora e educadora das atividades socioculturais da Ocupação Cultural Mateus Santos.

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Published

2025-01-23

Issue

Section

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES - EM EDIÇÃO

How to Cite

INDIGENOUS LITERATURES AND THEIR POTENTIAL TO MULTIPLY WORLDS. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-25, e244953. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4953

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