FUNÇÕES ATENCIONAIS DE CRIANÇAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES

Authors

Keywords:

Neuropsicologia, Atenção, Professor, Fissura Palatina, Síndrome

Abstract

 

Understanding the theoretical assumptions of craniofacial anomalies and the cognitive implications of the attentional function is essential for the teacher, as mediator of the educational process, to understand his inattentive student with cleft lip and palate, syndromic or not, and develop management strategies in the classroom. This study characterized the conception of teachers about the attentional function, atypical craniofacial conditions and the use of related educational strategies. A total of 129 primary school teachers participated in a research protocol with questions about intervention concepts, characteristics and strategies. The data indicated that 54% did not know the basics about the subjects, showing limited repertoires in the treatment of the student with craniofacial anomalies and in the use of effective strategies of attention management in the classroom. The results pointed to the need to adopt competency training programs and the dissemination of knowledge, as well as the importance of reviewing existing public policies in the process of training primary school teachers, essential in the training of excellence, professionals.

Keywords: Neuropsychology. Attention. Teacher. Cleft palate. Syndrome.

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Author Biographies

  • Jhenifer Prescilla Dias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru)

    Possui graduação em Psicologia (Formação e Bacharelado/2017) pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Atua como Psicóloga Educacional. 

  • Roberta Aparecida Zotto, Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

    Possui graduação em Psicologia (Formação e Bacharelado/2017) pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). Atua como Psicóloga Clínica. 

  • Ana Vera Niquerito Bozza, Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

    Psicóloga e Neuropsicóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas; e especialista em Neuropsicologia Clínica. Graduada no curso de psicologia da Universidade Sagrado Coração- Bauru/SP. Docente na graduação de psicologia e pedagogia das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) Pesquisadora nas áreas neuropsicologia, avaliação e reabilitação neuropsicológica, psicologia da aprendizagem e teleducação.

  • Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (USP)

    Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1980), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2002), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Professora Associada-Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Fissuras e Anomalias Craniofaciais/HRAC/USP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq GEP (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Fissura e Anomalias Craniofaciais: prevenção, avaliação e reabilitação/ HRAC/USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, programas de intervenção, transtornos de aprendizagem, déficit de atenção-hiperatividade e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Published

2019-05-07

How to Cite

FUNÇÕES ATENCIONAIS DE CRIANÇAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 29-40. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2764

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