O PARFOR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Nathanael da Cruz e Silva Neto UNESP
  • Julio Cesar Torres UNESP

Keywords:

Política Educacional, Formação de Professores, Educação Básica, Parfor, Capes

Abstract

o objetivo deste trabalho é realizar uma breve análise do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), instituído em 2009 no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, sob responsabilidade da Capes. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, amparada por estudos sobre formação docente no Brasil e sobre o papel da Capes em políticas dessa natureza, bem como nos relatórios de gestão do referido órgão. Constatamos que, embora tal Programa constitua avanço relativamente às necessidades formativas para a docência na Educação Básica, seu caráter pulverizado compromete a abrangência dessa política pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nathanael da Cruz e Silva Neto, UNESP
    Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP / Câmpus de Marília
  • Julio Cesar Torres, UNESP
    Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP / Câmpus de Marília

Published

2018-03-02

How to Cite

O PARFOR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 111-122. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2133

Similar Articles

31-40 of 553

You may also start an advanced similarity search for this article.