DESVELANDO OS FATORES PSICOMOTORES PRESENTES NOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “PCN”
Keywords:
Fatores Psicomotores. Educação. Educação Física. Parâmetros Curriculares Nacionais.Abstract
Partindo do pressuposto de que a psicomotricidade é uma ciência completa, que contempla aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e emocionais indispensáveis para a formação do indivíduo, o presente trabalho teve como objetivo revelar quais fatores psicomotores estão presentes no documento PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) da disciplina Educação Física para o ensino fundamental e médio. Tal documento tem a função de orientar a realização de práticas pedagógicas através de normativas legais para os segmentos citados. Então, foi realizado um levantamento de caráter bibliográfico que possibilitou analisar o documento em questão considerando a importância dos fatores psicomotores para o desenvolvimento dos alunos, fazendo uma reflexão sobre o trabalho do docente e uma consideração sobre como o professor deve conduzir suas práticas a fim de inserir tais fatores psicomotores em suas aulas, adequando o processo de ensino e aprendizagem à condição psicomotricista. Constatamos que o fator psicomotor contido nos objetivos do Ensino Fundamental é o esquema corporal e no Ensino Médio também o esquema corporal e a tonicidade. É possível afirmar que os PCNs trazem pequena indicação de trabalho a partir dos referidos fatores, o que a nosso ver inviabiliza a compreensão do conceito de psicomotricidade, variações desse conceito e sua presença valiosa, o que culmina em uma condição muitas vezes desapercebida no ambiente escolar. Consideramos que a psicomotricidade deve ser valorizada elevando assim o papel do docente como mediador e construtor de indivíduos autônomos e críticos, basicamente transformadores sociais, sendo a ponte entre o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-09
Issue
Section
Artigos
How to Cite
DESVELANDO OS FATORES PSICOMOTORES PRESENTES NOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “PCN”. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(1), 52-59. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1920