OS DILEMAS EXISTENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOM JESUS/PI
Palavras-chave:
Educação Infantil; Desafios; Práticas das professorasResumo
RESUMO:
No contexto da Educação Infantil, é pertinente a discussão acerca dos dilemas e dos desafios no processo educacional. Nesse sentido, apresentamos a seguinte problemática: quais desafios são existentes nas práticas das professoras na Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI? Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar os desafios existentes nas práticas das professoras da Educação Infantil em uma escola pública de Bom Jesus/PI. . E como objetivos específicos: compreender sobre as práticas das professoras na Educação Infantil; identificar os desafios na Educação Infantil e relatar as narrativas das professoras sobre os desafios existentes nas suas práticas com os alunos. Para a fundamentação teórica dessa pesquisa, utilizamos o seguinte referencial: Oliveira (2011), Kramer (1998), Contreras (2002), dentre outros. Para alcançarmos o objetivo e a problemática específica do trabalho, utilizamos a pesquisa narrativa como base metodológica e para atender essa perspectiva fizemos o uso da abordagem qualitativa. Nesse sentido, utilizamos como instrumento para obtenção de dados o memorial, que permite aos participantes da pesquisa registrarem diferentes áreas da vida, como a pessoal, acadêmica, profissional, entre outras. Para análise dos dados, utilizamos a análise interpretativa, trazendo os discursos das professoras para o texto, com foco nos autores que relatam sobre a temática. Diante da pesquisa realizada, os resultados obtidos reveleram lacunas siginificativas, como a falta de formação adequada para as professoras, a ausência de reconhecimento e valoriação de seu trabalho, e a limitada autonomia docente, destacando áreas importantes para intervenção e melhoria no sistema educacional.
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