UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO CEARENSE NA ÁREA DE LINGUAGENS: REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DAS CULTURAS INDÍGENAS

Autores

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Francisco Tadeu Teófilo Arrais Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • George Almeida Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Palavras-chave:

Culturas indígenas, Ensino, Ensino médio, Unidades curriculares eletivas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a inserção das culturas indígenas na área de linguagens e suas tecnologias no catálogo de UCE do Estado do Ceará. Nesse sentido, buscaremos apresentar possibilidades para o desenvolvimento das culturas indígenas na escola, ampliando as percepções para que esse fenômeno seja problematizado de forma crítica e reflexiva. Enquanto recurso metodológico, utilizamos a análise documental, em que foi analisado o catálogo de Unidades Curriculares Eletivas (UCE) do Estado do Ceará. As discussões apresentadas neste estudo consideraram os seguintes elementos presentes nas UCE’s: (i) conteúdos de ensino e aprendizagem; (ii) fundamentos teóricos; (iii) articulação entre o universal e o local na disciplina; (iv) abordagem da questão da diversidade na UCE e (v) objetivos e habilidades apresentadas. Ao analisarmos o quantitativo de UCE’s da área de linguagens e suas tecnologias, percebemos que essa área possui um total de 112 componentes. Ao considerarmos o quantitativo de UCE’s que tratam das culturas indígenas, encontramos apenas quatro eletivas, correspondendo apenas a 3,5% da área. Salientamos que o quantitativo de eletivas relacionadas às culturas indígenas é muito baixo, reduzindo as possibilidades de inserção dessa temática nos itinerários formativos. Também destacamos que as UCE’s apresentadas no documento analisado apresentam dissonâncias entre objetivos, competências e habilidades propostas, favorecendo o desenvolvimento de interpretações errôneas sobre os conhecimentos relacionados as culturas indígenas, podendo contribuir para o reforço de estereótipos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Mestranda em Letras pela Universidade Regional do Cariri -- URCA/CE. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Foi Bolsista de iniciação científica do PIBIC/FUNCAP - URCA/CE. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Ciência e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri. Pós-graduanda em Letras e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).Realiza pesquisas nas áreas de literatura indígena, dramaturgia indígena, e os processos de ensino da língua portuguesa na educação básica.

  • Francisco Tadeu Teófilo Arrais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduado em Letras/ Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2013) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2016); Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional - Faculdade Única/Instituto PROMINAS (2022); Mestrando em Letras - CFP/PROFLETRAS - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Araripe - Ceará. Atuou como Formador Municipal do Eixo Língua Portuguesa e Literatura e Formação do Leitor (6º ao 9º ano e 4º e 5º ano do Ensino Fundamental) no âmbito do Programa MAISPAIC; Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campos Sales. Atuou como Professor temporário da Rede Estadual de Ensino do Ceará de 2013 a 01/2023; atuou como Formador Regional de Professores de Língua Portuguesa na 18ª Coordenadoria Regional de desenvolvimento da Educação de Março de 2021 a dezembro de 2022; atuação como Tutor no Curso de Formação para Professores de Língua Portuguesa do Programa Aprender pra valer da iniciativa Foco na Aprendizagem - SEDUC/Ceará, de março de 2021 a dezembro de 2022; atuou como Professor Coordenador da Área de Linguagens e suas Tecnologias da EEM de Campos Sales - Campos Sales - Ceará, no período de março de 2018 a Janeiro de 2023. Pesquisador na área de concentração Linguagens e Letramentos.

  • Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

    Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2019) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS, professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação Física da UNIVASF e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

  • George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

    Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar

Referências

ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira de; GRANDO, Beleni Salete. As práticas corporais e a educação do corpo indígena: a contribuição do esporte nos jogos dos povos indígenas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, p. 59-74, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/Myy79QZWJYsZmQ7bdjvXJjn/?lang=pt. Acesso em 20 jun. 2023. https://doi.org/10.1590/S010132892010000200005.

BARROS, Rosa Maria Rodrigues; TERUYA, Teresa Kazuko. Ruptura: discussões em torno das políticas educacionais públicas brasileiras para um currículo vivo antirracista. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 20, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4604/3557. Acesso em: 31 jul. 2024. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h549.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Câmara dos Deputados, 2017. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 20 set. 2023.

BUITRAGO, Edwin Alexander Canon; FRAGA, Alex Branco. As práticas corporais indígenas no ensino da educação física: um estudo de revisão da literatura brasileira e colombiana. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 23, n. 3, p. 709-726, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/25082. Acesso em: 20 set. 2023. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25082.

CEARÁ (Estado). Secretaria de Educação. Catálogo de unidades curriculares eletivas. Fortaleza: Secretaria de Educação, 2023. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2023/03/catalogo_unidades_curriculares_eletivas_2023.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

GRANDO, Beleni Saléte; PINHO, Vilma Aparecida. As questões étnico-raciais e a educação física: bases conceituais e epistemológicas para o reconhecimento das práticas corporais afro-brasileiras. In: CORSINO, Luciano Nascimento; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti. Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016. p. 25-44.

GUAJAJARA, Sonia. Educação indígena: esperança de cura para tempos de enfermidade. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 171-174.

LIMA, George Almeida; MOURA, Diego Luz. Reflexões sobre o desenvolvimento da Huka-Huka nas aulas de educação física: uma revisão integrativa. Revista Prática Docente, v. 7, n. 1, p. e019, 2022. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/269. Acesso em: 20 set. 2023. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e019.id1426.

LIMA JÚNIOR, Eduardo Brandão; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Adriana Cristina Omena; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, 2021. Disponível em: https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 16 jun. 2023. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e019.id1426.

MEIRA, Quesia de Oliveira; VALLE, Ricardo Martins. Letramento literário na escola: repensando as escolhas anárquicas. Colóquio do Museu Pedagógico, v. 13, n. 1, p. 1487-1492, 2019. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/8829/8486. Acesso em: 15 jul. 2023.

MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos. A Capoeira e o Huka-huka nas aulas de educação física: diálogos sobre uma escola plural através das lutas de matriz africana e indígena. Revista Conexões de Saberes, v. 3, n. 1, p. 101-114, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/7892. Acesso em: 30 out. 2023.

MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

MUNDURUKU, Daniel. O karaíba: uma história do pré-Brasil. São Paulo: Melhoramento, 2018.

NEVES FILHO, Raul; PESSOA, Alex; CACOZA, Neli; SENA, Bárbara Cristina Soares. A (des) organização da escola pública e a produção da indisciplina de estudantes do ensino médio. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 20, p. 311-330, 2023. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4651. Acesso em: 31 jul. 2024. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h564.

NOVAIS, Mônica Vieira; LUCENA, Fabiana Alves; MILLEN NETO, Álvaro. Análise da dinâmica curricular da educação física através das disciplinas eletivas: possibilidades e limites dos currículos diversificados do Ceará. Revista Cocar, v. 20, n. 38, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/co

car/article/view/7741. Acesso em: 31 jul. 2024.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para a implementação da lei 11.645/08 na educação física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão de. Lutas corporais indígenas: um estudo com professores de educação física do município de fortaleza–ce. Corpoconsciência, p. 34-48, 2021a. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/12153. Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.51283/rc.v25i3.12153.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão de. Lutas corporais indígenas: o estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. e335779-e335779, 2021b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5779. Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5779.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Coimbra: Gráfica de coimbra, 2010.

SILVA, Maria Luciléia Gonçalves. O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. e324614-e324614, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4614. Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4614.

SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em revista, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.1590/0102-4698214130.

SILVA, Felipe de Lima; COSTA, Andressa Florcena Gama; SILVA, Thalita Pereira. As relações étnico-raciais e os currículos dos cursos de licenciatura de uma universidade do Mato Grosso do Sul. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 3, p. 76-88, 2019. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3337. Acesso em: 30 jul. 2024. https://doi.org/10.5747/ch.2019.v16.n3.h434.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOUSA, Daiane Araújo de. O ensino de lutas corporais indígenas na educação física escolar: um relato de experiência. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6337/5451. Acesso em: 30 out. 2023.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 91-107, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/980. Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.980.

TEIXEIRA, Igor Salomão; PEREIRA, Nilton Mullet. A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC. Diálogos-Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, v. 20, n. 3, p. 16-29, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33538. Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.4025/dialogos.v20i3.33538.

VIRGÍLIO, Camila da Silva; CAETANO, Fabio Arnold; URBINATI, Keith Sato; ALBUQUERQUE, Luiz Rogério. A pluralidade cultural das lutas indígenas na escola. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID DO PARANÁ, II., 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Unila, 2014. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2603. Acesso em: 15 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO CEARENSE NA ÁREA DE LINGUAGENS: REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DAS CULTURAS INDÍGENAS. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-15, e244819. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4819

Artigos Semelhantes

41-50 de 296

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.