UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO CEARENSE NA ÁREA DE LINGUAGENS: REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DAS CULTURAS INDÍGENAS
Palavras-chave:
Culturas indígenas, Ensino, Ensino médio, Unidades curriculares eletivasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a inserção das culturas indígenas na área de linguagens e suas tecnologias no catálogo de UCE do Estado do Ceará. Nesse sentido, buscaremos apresentar possibilidades para o desenvolvimento das culturas indígenas na escola, ampliando as percepções para que esse fenômeno seja problematizado de forma crítica e reflexiva. Enquanto recurso metodológico, utilizamos a análise documental, em que foi analisado o catálogo de Unidades Curriculares Eletivas (UCE) do Estado do Ceará. As discussões apresentadas neste estudo consideraram os seguintes elementos presentes nas UCE’s: (i) conteúdos de ensino e aprendizagem; (ii) fundamentos teóricos; (iii) articulação entre o universal e o local na disciplina; (iv) abordagem da questão da diversidade na UCE e (v) objetivos e habilidades apresentadas. Ao analisarmos o quantitativo de UCE’s da área de linguagens e suas tecnologias, percebemos que essa área possui um total de 112 componentes. Ao considerarmos o quantitativo de UCE’s que tratam das culturas indígenas, encontramos apenas quatro eletivas, correspondendo apenas a 3,5% da área. Salientamos que o quantitativo de eletivas relacionadas às culturas indígenas é muito baixo, reduzindo as possibilidades de inserção dessa temática nos itinerários formativos. Também destacamos que as UCE’s apresentadas no documento analisado apresentam dissonâncias entre objetivos, competências e habilidades propostas, favorecendo o desenvolvimento de interpretações errôneas sobre os conhecimentos relacionados as culturas indígenas, podendo contribuir para o reforço de estereótipos.
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