EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO POR CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Palavras-chave:
Educação, Pensamento, Conceitos, Psicologia, PedagogiaResumo
Este artigo realiza uma análise da relação entre educação escolar e desenvolvimento do pensamento por conceitos, utilizando as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. O texto faz parte de uma pesquisa teórico-conceitual que busca compreender a relação entre psicologia e educação, baseando-se na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Para apresentar os resultados, foram selecionados três eixos de análise: o psiquismo humano a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e o papel do pensamento conceitual em seu processo de desenvolvimento; o conceito como uma atividade do pensamento; e o papel da educação escolar no processo de desenvolvimento conceitual. O texto destaca que o conceito é uma atividade composta por uma série de atos do pensamento que tem seu auge formativo a partir da adolescência. No entanto, ressalta que esse processo não ocorre naturalmente, sendo necessário que conteúdos sistematizados, como a ciência, a arte e a filosofia, sejam internalizados pelos estudantes, a fim de possibilitar o desenvolvimento dessa nova forma de pensamento.
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