A DIDÁTICA NAS TEORIAS PEDAGÓGICAS: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA

Autores

  • Débora Villetti Zuck UNILA
  • Claudimara Cassoli Bortoloto UTFPR

Palavras-chave:

Didática; Método; Formação de Professores; Pedagogia Histórico-Critica.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender as contribuições da Didática Crítica para a formação de professores. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica, aborda o que é Didática e qual sua função na formação de professores, no âmbito teórico-prático, para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um objeto de estudo atrelado a questões não meramente técnicas, mas de cunho político-pedagógico da educação, imbricado em relações sociais. Como resultado dos impactos das transformações sociais e educacionais, ao longo do contexto histórico, a Didática em distintas teorias pedagógicas também se altera. Considerando sua não neutralidade, vincula-se a determinados objetivos, finalidades e concepções de educação. Logo, é orientada por determinados fundamentos teórico-metodológicos e pode estar em sintonia com processos de conservação ou de transformação social. Esse estudo evidencia a relevância da Didática Crítica enquanto componente indispensável na formação e prática pedagógica, que pode ser um instrumento de resistência e luta para o desenvolvimento da consciência político-pedagógica do professor comprometido com a transmissão e apropriação pelos estudantes de formas mais elaboradas de conhecimentos científicos, filosóficos e artístico-culturais, atrelada a dimensão histórica e aos determinantes da educação, pressupostos na Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

  • Débora Villetti Zuck, UNILA

    Pedagoga, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino e Mestre em Educação; Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Cascavel-PR e do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

  • Claudimara Cassoli Bortoloto, UTFPR

    Graduada em Ciências Sociais, Especialista em Fundamentos da Educação e em História e Região, Mestre em Educação e Doutora em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus de Medianeira. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais (ENAP).

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Como Citar

A DIDÁTICA NAS TEORIAS PEDAGÓGICAS: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 45-67. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3007

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