‘APTIDÕES’ E ‘CARÊNCIAS’ NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO BRASIL
Palavras-chave:
psicologia escolar e educacional, fracasso escolar, problemas de aprendizagem, história da psicologiaResumo
O presente trabalho monográfico tem por temática a Psicologia Escolar. Os objetivos da pesquisa são interligar a história da psicologia escolar e explanar sobre o fracasso escolar. Para respondê-los, é preciso investigar inicialmente a história da psicologia escolar no mundo e no Brasil, para refletir como uma temática se interligou a outra e quais seus principais aspectos. Adentrando a questões do fracasso escolar e suas implicações em cada momento histórico, analisar se essas explicações colocaram os sujeitos naqueles papéis ditados socialmente, bem como refletir até que ponto essas teorias foram superadas nos dias atuais. Ademais, também será importante refletir sobre o fracasso escolar na atualidade e algumas situações, como a medicalização e patologização. O trabalho considera, por fim, que na área da educação não é possível responder suas problemáticas nem estabelecer relações causais e lineares. Através de muita reflexão se passa a questionar cada vez mais e se percebe que ainda há muito o que construir.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-08-30
Edição
Seção
Revisão de Literatura
Como Citar
‘APTIDÕES’ E ‘CARÊNCIAS’ NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO BRASIL. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 117-125. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1580