CAPOEIRA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO MATERIAL DO ALUNO – CICLO II
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Educação Física, CapoeiraResumo
O presente estudo teve por objetivo elaborar uma análise sobre a realidade do ensino de cultura africana nas instituições escolares dentro da grade curricular do Ensino Fundamental, construindo um entendimento sobre a importância da Lei nº 10.639/2003 (temática afro-brasileira) para o ensino brasileiro. Discutiu-se a possibilidade de sua aplicação via aulas de Educação Física, materializada no ensino da capoeira. A metodologia adotada apoiou-se na abordagem qualitativa elaborando uma pesquisa bibliográfica e análise do material didático do Ensino Fundamental – Ciclo II do Governo do Estado de São Paulo. Concluímos assim, que a capoeira está inserida na grade curricular do Ensino Fundamental – Ciclo II, na 8°série/9°ano, porém sua prática ainda não compreende todos os aspectos necessários para a efetivação da lei.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
CAPOEIRA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO MATERIAL DO ALUNO – CICLO II. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(3), 49-61. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1207