A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE NUANCES

  • Jany Rodrigues Prado Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Regivane dos Santos Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Palavras-chave: Educação infantil. Formação docente. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta um breve retrospecto do cenário histórico e político da educação infantil e a legislação pertinente a essa etapa da educação básica, a fim de analisar os sentidos que os professores da educação infantil da rede municipal de Guanambi - BA atribuem a sua formação. A abordagem metodológica encontra-se ancorada na pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) que procura buscar modelos compreensivos do fenômeno estudado. Como instrumento de produção de informações, utilizou-se as conversas interativo-provocativas (NUNES, 2011). As questões abordadas ratificam a desvalorização e o dualismo que envolvem os profissionais que trabalham com este segmento. Refletem ainda a estruturação histórica que compreendeu e ainda compreende a educação infantil como etapa da educação básica voltada apenas ao cuidar e ao âmbito das políticas educacionais centradas no assistencialismo, no voluntariado, o que tem certamente contribuído para as precárias condições de trabalho docente e para precarização do profissionalismo. A análise revelou que, nos últimos anos, foram criadas importantes políticas rumo à educação de qualidade para as crianças pequenas. Entretanto, existem ainda muitos enfrentamentos que envolvem a educação infantil. Dentre eles, o da formação docente se configura como um dos maiores ao se pensar as condições de trabalho docente, pois pressupõe a revisão do status desse profissional, seu plano de carreira, sua remuneração, enfim sua profissionalização. Tais desafios se colocam ainda como impasses no atual momento histórico e político, marcado por um cenário turbulento, instável e ameaçador que se materializa em ações que afetam diretamente setores sociais como a educação.

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Publicado
2020-01-08
Como Citar
Prado, J. R., Brito, R. dos S., & Nunes, C. P. (2020). A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE NUANCES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 18-34. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3306
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS