AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE FREINET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS TÉCNICAS AO REGISTRO

Autores

  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
  • Greice Ferreira da Silva UNESP - Marília - SP
  • Cassiana Magalhães Raizer

Palavras-chave:

Educação Infantil. Técnicas Freinet. Registro.

Resumo

Em nossas pesquisas de Doutorado, temos discutido questões relacionadas à Educação Infantil, ancoradas na Teoria Histórico-Cultural. Encontramos também, nos estudos de Freinet, contribuições que vêm subsidiando nosso trabalho com as crianças pequenas. Pretendemos, por meio deste artigo, ressaltar o trabalho com as técnicas Freinet, as formas de registro e, ainda, as suas implicações no trabalho com as crianças pequenas. Objetivamos ainda pensar questões teóricas e práticas fundamentadas nos pressupostos teóricos da Pedagogia Freinet alinhados à perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, caminhos possíveis a uma educação humanizadora. As técnicas Freinet possibilitam a realização de um trabalho na escola da infância voltado para a apropriação das máximas qualidades humanas, enquanto as situações reais, vivenciadas por meio das técnicas, ampliam o contato da criança com a cultura mais elaborada, com o professor e com seus pares.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Barros, F. C. O. M. de, da Silva, G. F., & Raizer, C. M. (2017). AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE FREINET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS TÉCNICAS AO REGISTRO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 51–59. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1336