FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE AS SEMANAS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL NO PERÍODO DE 2012 A 2022

Autores

  • Vanessa Medianeira da Silva Flôres Universidade Federal do Paraná
  • Angela Maria Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação Continuada , Qualidade

Resumo

A formação continuada de professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) em Curitiba/PR ocorre ao longo do ano letivo a partir de ofertas de cursos, seminários, eventos, entre outros. Neste artigo nos interessa refletir sobre as formações continuadas realizadas nas Semanas de Estudos Pedagógicos (SEP). A SEP ocorre anualmente  nas unidades de Educação Infantil e as demandas formativas podem ser solicitadas pelas instituições, a partir da realidade vivida pela unidade ou seguir a temática proposta pela Secretaria de Município da Educação que são definidas em Cadernos Pedagógicos anuais. Neste estudo analisamos as formações das SEP no período de 2012 a 2022 tendo como objetivo investigar as temáticas das formações continuadas e sua interlocução com as práticas pedagógicas e a qualidade desta etapa. A metodologia de abordagem qualitativa foi eleita para o estudo a partir do levantamento e análise das temáticas das formações continuadas no período. Os resultados demonstram que as demandas de temáticas formativas das SEP apresentam a predominância de formação sobre áreas disciplinares e psicologia do desenvolvimento no primeiro quadriênio, o brincar/brincadeiras se mantém como demanda nos dois quadriênios, porém não conseguimos identificar as especificidades nestes temas, pois os títulos das formações são genéricos. Mesmo assim, consideramos importante os temas brincar/brincadeiras figurarem como interesses formativos. Preocupa a ausência de demandas formativas sobre as DCNEI (2009), estudos sociais da infância, marcadores sociais da diferença e culturas infantis, principalmente porque a análise evidencia que há um alinhamento das propostas temáticas da SME com a BNCC (2017).

 

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Biografia do Autor

  • Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em Pedagogia - Educação Infantil (1999) e Mestre em Educação Infantil (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010). Realizou pós-doutorado em Gestão da Política Pública na Universidade de São Paulo (2019-2020). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Professora visitante na Université Paul Sabatier - Toulouse, França de novembro de 2019 a maio de 2020 com bolsa Capes-PrInt. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora das linhas de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e "Educação e Infância" do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Vice-presidente Sul da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Foi coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2020-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, polícias públicas e educação infantil, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE AS SEMANAS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL NO PERÍODO DE 2012 A 2022. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-17, e244973. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4973

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