FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA: UMA ANÁLISE SOBRE AS SEMANAS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL NO PERÍODO DE 2012 A 2022
Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação Continuada , QualidadeResumo
A formação continuada de professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) em Curitiba/PR ocorre ao longo do ano letivo a partir de ofertas de cursos, seminários, eventos, entre outros. Neste artigo nos interessa refletir sobre as formações continuadas realizadas nas Semanas de Estudos Pedagógicos (SEP). A SEP ocorre anualmente nas unidades de Educação Infantil e as demandas formativas podem ser solicitadas pelas instituições, a partir da realidade vivida pela unidade ou seguir a temática proposta pela Secretaria de Município da Educação que são definidas em Cadernos Pedagógicos anuais. Neste estudo analisamos as formações das SEP no período de 2012 a 2022 tendo como objetivo investigar as temáticas das formações continuadas e sua interlocução com as práticas pedagógicas e a qualidade desta etapa. A metodologia de abordagem qualitativa foi eleita para o estudo a partir do levantamento e análise das temáticas das formações continuadas no período. Os resultados demonstram que as demandas de temáticas formativas das SEP apresentam a predominância de formação sobre áreas disciplinares e psicologia do desenvolvimento no primeiro quadriênio, o brincar/brincadeiras se mantém como demanda nos dois quadriênios, porém não conseguimos identificar as especificidades nestes temas, pois os títulos das formações são genéricos. Mesmo assim, consideramos importante os temas brincar/brincadeiras figurarem como interesses formativos. Preocupa a ausência de demandas formativas sobre as DCNEI (2009), estudos sociais da infância, marcadores sociais da diferença e culturas infantis, principalmente porque a análise evidencia que há um alinhamento das propostas temáticas da SME com a BNCC (2017).
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