CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO POR MEIO DO LIVRO DE IMAGEM
Palavras-chave:
Livro de imagem, Filosofia da linguagem, Formação do leitor literárioResumo
Este enunciado é produto de uma pesquisa de Mestrado, cujo objetivo principal foi conhecer a arquitetônica do fazer artístico do ilustrador Rui de Oliveira e a contribuição dos livros de imagem de sua autoria para a formação do pequeno leitor de Literatura Infantil. Assim, traz em seu bojo algumas falas de um dos Encontros Dialógicos realizados entre a pesquisadora e o ilustrador referido acerca do processo de gestação da obra Max Emiliano com a intenção do leitor aprender a ler as ilustrações na direção de uma compreensão mais aprofundada da narrativa presente no livro de imagem. Para alcançar esse propósito, a metodologia utilizada foi a análise da obra mencionada a partir do diálogo com o ilustrador e o cotejo com o referencial teórico da filosofia da linguagem com o pensamento de alguns pesquisadores da Literatura e do livro ilustrado. Como resultado, o ensino da leitura de imagens/ilustrações na escola, por meio dos livros de Literatura Infantil, contribui para a formação do leitor desde pequenino, uma vez que amplia sensível e esteticamente o olhar. Esse processo de atribuição de sentidos à imagem tende a se ampliar ao longo da vida em decorrência das vivências leitoras e imagéticas de cada pessoa e favorece o desenvolvimento da compreensão do leitor literário.
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