O ENSINO DE ENFERMAGEM EM NÍVEL MÉDIO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS NO CONTEXTO ATUAL

Autores

  • SIMONE SHIRASAKI OROSCO Unoeste
  • TEREZA DE JESUS FERREIRA SCHEIDE Unoeste

Palavras-chave:

educação, enfermagem em nível médio, docente de enfermagem

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de enfermagem em nível médio em tempos de mudanças na educação e na sociedade moderna. O ensino profissionalizante de enfermagem tem sido um dos níveis que enfrentou maior dificuldade em relação a sua concepção, estrutura e organização, devido seu posicionamento entre a educação fundamental e a formação profissional. Apesar do grande número de escolas de ensino médio de enfermagem no país, pesquisas sobre esses profissionais, suas necessidades de formação e mercado de trabalho ainda são escassas. Muitos docentes que atuam nesta área não realizam cursos de capacitação pedagógica ou pós-graduação no ensino ao iniciarem suas atividades na docência. Assim, suas práticas educativas seguem ainda modelos tradicionais, levando a formação de profissionais com características do modelo biomédico-tecnicista. Ao rever historicamente os momentos do ensino de enfermagem, observam-se realmente grandes períodos que sofreram influências da abordagem tradicional e tecnicista. Porém, com o passar dos anos surgiram novas abordagens, demonstrando a necessidade de reflexões e discussões sobre o ensino em geral e de enfermagem, tendo o docente papel fundamental na busca de um processo de ensino-aprendizagem baseado em liberdade e competências no contexto atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • SIMONE SHIRASAKI OROSCO, Unoeste
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista (2000) e especialização em Assistência de Enfermagem a Pacientes com feridas pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista e mestranda em Educação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-cirúrgica.
  • TEREZA DE JESUS FERREIRA SCHEIDE, Unoeste
    Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em Educação Planejamento de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1989). É professora aposentada do Departamento de Educação da FCT- UNESP Presidente Prudente SP. Atualmente é professora titular do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, formação de professores, ensino aprendizagem, formação de conceitos e educação.

Downloads

Publicado

2009-08-27

Como Citar

O ENSINO DE ENFERMAGEM EM NÍVEL MÉDIO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS NO CONTEXTO ATUAL. (2009). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(1), 53-68. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/268

Artigos Semelhantes

1-10 de 578

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)