O ENSINO DE ENFERMAGEM EM NÍVEL MÉDIO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS NO CONTEXTO ATUAL
Palavras-chave:
educação, enfermagem em nível médio, docente de enfermagemResumo
O estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de enfermagem em nível médio em tempos de mudanças na educação e na sociedade moderna. O ensino profissionalizante de enfermagem tem sido um dos níveis que enfrentou maior dificuldade em relação a sua concepção, estrutura e organização, devido seu posicionamento entre a educação fundamental e a formação profissional. Apesar do grande número de escolas de ensino médio de enfermagem no país, pesquisas sobre esses profissionais, suas necessidades de formação e mercado de trabalho ainda são escassas. Muitos docentes que atuam nesta área não realizam cursos de capacitação pedagógica ou pós-graduação no ensino ao iniciarem suas atividades na docência. Assim, suas práticas educativas seguem ainda modelos tradicionais, levando a formação de profissionais com características do modelo biomédico-tecnicista. Ao rever historicamente os momentos do ensino de enfermagem, observam-se realmente grandes períodos que sofreram influências da abordagem tradicional e tecnicista. Porém, com o passar dos anos surgiram novas abordagens, demonstrando a necessidade de reflexões e discussões sobre o ensino em geral e de enfermagem, tendo o docente papel fundamental na busca de um processo de ensino-aprendizagem baseado em liberdade e competências no contexto atual.Downloads
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Publicado
2009-08-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O ENSINO DE ENFERMAGEM EM NÍVEL MÉDIO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS NO CONTEXTO ATUAL. (2009). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(1), 53-68. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/268