POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ORGANIZAÇÃO AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Ariana Nascimento UNESP Presidente Prudente
  • Juliana Dalbem Omodei UNESP Presidente Prudente

Palabras clave:

Educação especial, política educacional

Resumen

Este artigo tem a intenção de apresentar as principais proposições, implicações e materializações da política de Educação Especial no Brasil durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC - 1995 a 2002), Luiz Inácio Lula da Silva (Lula – 2003 a 2010) e Dilma Vana Rousseff (Dilma – 2011 a 2014). Pretende-se, também, discutir a organização, os avanços e as perspectivas nesse período de vinte anos de história da Educação Especial. Para isso, o texto foi organizado em três principais seções, a saber: a primeira seção aborda as primeiras proposições do governo FHC; a segunda destaca os programas propostos pelo governo de Lula e seguimos apresentando as pequenas alterações feitas no primeiro período do governo Dilma; ao longo dessas seções procuraremos discutir e enfatizar os avanços e, por fim apresentaremos algumas considerações críticas acerca desse processo histórico e perspectivas para a efetivação dos programas e leis que foram estabelecidos até o momento. É importante estarmos cientes do longo caminho que temos a percorrer, na busca de uma educação verdadeiramente inclusiva, por isso, vemo-nos diante do desafio de construir possibilidades para que a educação especial atenda a emergência de uma educação escolar que contemple as necessidades e especificidades de alunos com deficiência.

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Biografía del autor/a

  • Ariana Nascimento, UNESP Presidente Prudente
    Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, Licenciada em Educação Física pela UNESP Presidente Prudente. Atua nas áreas de Educação, Organização do Ensino, Educação Especial, Dança na Educação Física, Educação Física Escolar
  • Juliana Dalbem Omodei, UNESP Presidente Prudente
    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Possui Mestrado em Educação (2013) e Graduação em Pedagogia (2009) pela mesma instituição. Especialista em "Planejamento, Implementação e Gestão da EaD" (2015), pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Univale/Esap (2010). Atuou como Orientadora Educacional Online e Orientadora de trabalhos acadêmicos no Curso de Especialização semi presencial "Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva" (Redefor). Atuou como Formadora e Tutora a Distância do curso "Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão escolar" da Unesp\UAB. Atua como tutora de disciplinas e orientadora de trabalhos acadêmicos em cursos de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Tem experiência em produção de material didático para a EaD. É membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Inclusão Social, Digital e Escolar, Deficiência Intelectual, Psicopedagogia, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e EaD.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ORGANIZAÇÃO AVANÇOS E PERSPECTIVAS. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 62-75. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2470

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