EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE SEU PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
Palabras clave:
Educação Integral. Ampliação do tempo. Assistencialismo. História da Educação.Resumen
Esse estudo, de caráter bibliográfico, pretende discutir quais as concepções de Educação Integral perduraram em determinados contextos históricos da educação no Brasil, mais precisamente nas décadas de 1930, 1980 e nos dias atuais. Pretende-se refletir sobre o processo histórico de implantação das políticas de ampliação do tempo escolar assim como a visão predominante hoje da Educação Integral: a visão assistencialista. Ampliar o tempo sem mudar concepções pedagógicas podem ocasionar alguns equívocos, como o oferecimento do que já existe, da mesma forma, em horário ampliado. Sendo assim, corre-se o risco de oferecer uma educação que não contemple os saberes diversos como proposta educativa, o que caracteriza um dos objetivos da Educação Integral. Esse estudo também discutirá a visão assistencialista nesse tipo de ensino, além de refletir sobre como a Educação Integral tem sido realizada visando o processo de ampliação do tempo comparando com as necessidades reais das crianças, para que essas usufruam de uma Educação Integral plena.Descargas
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Publicado
2017-08-14
Número
Sección
Artigos
Cómo citar
EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE SEU PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(1), 67-75. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1922