EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE SEU PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

Autores/as

  • Jacqueline Araújo Pereira
  • Larissa Alves Matias
  • Nair Correia Salgado de Azevedo UNESP

Palabras clave:

Educação Integral. Ampliação do tempo. Assistencialismo. História da Educação.

Resumen

Esse estudo, de caráter bibliográfico, pretende discutir quais as concepções de Educação Integral perduraram em determinados contextos históricos da educação no Brasil, mais precisamente nas décadas de 1930, 1980 e nos dias atuais. Pretende-se refletir sobre o processo histórico de implantação das políticas de ampliação do tempo escolar assim como a visão predominante hoje da Educação Integral: a visão assistencialista. Ampliar o tempo sem mudar concepções pedagógicas podem ocasionar alguns equívocos, como o oferecimento do que já existe, da mesma forma, em horário ampliado. Sendo assim, corre-se o risco de oferecer uma educação que não contemple os saberes diversos como proposta educativa, o que caracteriza um dos objetivos da Educação Integral. Esse estudo também discutirá a visão assistencialista nesse tipo de ensino, além de refletir sobre como a Educação Integral tem sido realizada visando o processo de ampliação do tempo comparando com as necessidades reais das crianças, para que essas usufruam de uma Educação Integral plena.

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Biografía del autor/a

  • Nair Correia Salgado de Azevedo, UNESP
    Graudada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp de Presidente Prudente. Mestranda em Educação pela Unesp de Presidente Prudente. Estuda sobre práticas lúdicas no Ensino Fundamental de 9 anos e na Escola de Educação Integral.

Publicado

2017-08-14

Cómo citar

EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE SEU PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(1), 67-75. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1922

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