AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: O RELACIONAMENTO ENTRE OS EDUCADORES INFANTIS E AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS
Palabras clave:
Família, Educadores Infantis, Educação Infantil, Crianças, ConcepçõesResumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo avaliar as concepções de família presentes nos planos diretores, para saber se o valor que a elas é atribuído interfere na relação família e instituições de Educação Infantil, além de compreender as mudanças históricas da família e problematizar o papel da instituição de Educação Infantil no que diz respeito ao ensino de família. Optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e pela técnica de análise documental dos planos diretores de instituições de Educação Infantil. Os resultados elucidaram que as concepções dos educadores sobre as famílias, se encontram fortemente baseadas no modelo nuclear dificultando a aceitação das novas configurações familiares e o estabelecimento de um relacionamento entre essas instituições. Quanto às formas de organização da família, contatamos que embora haja o predomínio da família nuclear, o número de famílias divergentes, do modelo nuclear, tem crescido.Descargas
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Publicado
2015-06-15
Número
Sección
Artigos
Cómo citar
AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: O RELACIONAMENTO ENTRE OS EDUCADORES INFANTIS E AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(1), 45-54. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1281