A HISTÓRIA AMBIENTAL NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Graziella Plaça Orosco de Souza Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Antonio Fluminhan Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palabras clave:

História Ambiental, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Mitigação, Reconstrução

Resumen

Este trabalho discorre sobre a relevância da História Ambiental no processo de Educação Ambiental como contribuinte a uma nova forma de análise da sociedade. A História Ambiental, como parte de um novo modelo da construção histórica, abrange em sua análise dos fatos históricos, o Meio Ambiente, considerando o ser humano como integrante da natureza e verificando como ocorre este relacionamento. A partir desta análise abrangente, a História Ambiental torna possível o entendimento da sociedade tomando por base o ambiente natural. Ela reconstitui, sob esta ótica, os fatos históricos de uma sociedade que sofre o reflexo de sua influência insustentável no Meio Ambiente. Ações mitigadoras da atual situação global vêm sendo tomadas, e dentre elas, a Educação Ambiental tem sido consolidada. Nesta difícil disputa entre avanço tecnológico e preservação da natureza, a História Ambiental pode muito contribuir ao processo de Educação Ambiental, ao fornecer as bases históricas desta questão.

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Publicado

2015-06-22

Cómo citar

A HISTÓRIA AMBIENTAL NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21–29, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1280. Acesso em: 18 apr. 2025.

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