A GESTÃO ESCOLAR EM FOCO: REFLEXÕES PRELIMINARES

Autores/as

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Unoeste
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Adriano Rodrigues Ruiz Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palabras clave:

Gestão, Cultura, Escola, Educação, Formação

Resumen

Na escola a gestão deve ser voltada para atender o aspecto fundamental, a educação. Sendo elemento essencial, o ser humano, sujeito de sua própria formação. A partir dessa perspectiva, o presente artigo apresenta como principal finalidade analisar o papel do gestor e a gestão na instituição educacional, bem como discutir a cultura como elemento desse processo. Para tanto, foi desencadeado uma pesquisa bibliográfica, adotando como referência trabalhos realizados por autores renomados na área. Como principal resultado este estudo exploratório ofereceu subsídios para o planejamento de uma análise mais aprofundada, na qual os pesquisadores desenvolverão uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com o propósito de desvelar, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), como o gestor e professores compreendem a gestão e se posicionam sobre o assunto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Unoeste
    Mestranda em Educação Unoeste

Publicado

2015-06-23

Cómo citar

A GESTÃO ESCOLAR EM FOCO: REFLEXÕES PRELIMINARES. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 11-18. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1217

Artículos similares

1-10 de 404

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a