EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Authors

  • Danieli Cristina Ferreira Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Jaqueline da Cruz Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Nair Correia Salgado de Azevedo UNESP

Keywords:

Educação. Sociologia da infância. Sociedade. Criança

Abstract

Esse artigo se propõe a discutir o processo de formação crítica das crianças pelo contexto escolar. Para isso, realizaremos uma reflexão sobre a história da infância, a partir do século XIX, no Brasil, para entendermos a importância de ouvirmos as opiniões das crianças, tão importante para o processo de formação crítica que deve ser propiciada pela escola. Usaremos como um dos norteadores para essa reflexão, os estudos da Sociologia da Infância, área que vem, atualmente, discutindo com afinco a importância de reconhecermos o papel das crianças como sujeitos nos processos educacionais. Além disso, pretende-se também realizar uma discussão sobre a importância da mediação do professor nesse processo, partindo do pressuposto de que, o professor que buscar introduzir a formação crítica de seus alunos por meio de debates e discussões relacionadas a interesses e perspectivas das crianças, conduz, de forma mais adequada, esse processo de formação crítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Nair Correia Salgado de Azevedo, UNESP
    Graudada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp de Presidente Prudente. Mestranda em Educação pela Unesp de Presidente Prudente. Estuda sobre práticas lúdicas no Ensino Fundamental de 9 anos e na Escola de Educação Integral.

Published

2018-05-23

How to Cite

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(1), 68-82. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2321

Similar Articles

21-30 of 518

You may also start an advanced similarity search for this article.