REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TEA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autistsa, Formação de professores, mediação pedagógica, inclusão educacional

Resumo

A formação continuada e em serviço tem extrema relevância para que os profissionais que fazem parte do processo educacional de crianças pequenas possam expressar e compartilhar vivências e angústias a respeito da realidade em que vivem e atuam, principalmente se tratando da inclusão do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Assim, o objetivo do presente trabalho foi retratar uma proposta de formação continuada para professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com foco no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa-formação, de cunho qualitativo, na perspectiva histórico-cultural, em que participaram 7 CMEIs, somando 41 profissionais entre professoras, diretoras e supervisoras, em uma cidade no interior do estado do Paraná. Foram 3 encontros de capacitação que ocorreram na modalidade on-line, com duração de 1h e 30min cada, em novembro de 2022. Destacou-se a importância de adotar estratégias flexíveis que levem em consideração a singularidade de cada criança, bem como a relevância da comunicação eficaz e da diversidade de recursos. A formação enfatizou a necessidade de educação continuada e da cooperação entre profissionais, famílias e instituições, a fim de assegurar um ambiente educacional inclusivo e equitativo, com olhar especial para a identificação dos sinais de TEA, intervenção e encaminhamento precoces.

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Biografia do Autor

  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

    Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1992), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutorado em Educação pela UFPR (2013). Atualmente é professora Adjunto A do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO.

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Publicado

2025-01-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TEA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-20, e244972. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4972

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