A POTÊNCIA DA ANÁLISE FÍLMICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA COM O FILME ZERO (2010
Palavras-chave:
Educação; Cinema; Análise Fílmica; Formação Estética e Curta-MetragemResumo
A discussão sobre a dinâmica social que se instaurou na atualidade com ênfase na visibilidade em detrimento da palavra, demanda também outras perspectivas formativas e educacionais. Diante disso, educar o olhar, apreciar e analisar as imagens, em especial, oriundas da linguagem audiovisual, torna-se fundamental. Este artigo indaga: como analisar as imagens em movimento? Como os dispositivos estéticos favorecem a formação do espectador? Como o cinema pode contribuir nesse processo formativo? A partir do convite literário de Eduardo Galeano, sugerimos a análise fílmica de curtas-metragens como uma via metodológica potente de sensibilização, atenção, criação, elaboração, produção coletiva e conhecimento. Galeano (2002); Bouilloud (2013); Aubert e Haroche (2013); Fresquet (2020), Vanoye e Goliot-Lété (1994); Elsaesser; Hagener (2019); Adorno e Horkheimer (1985) são alguns dos autores que sustentaram o debate. O curta metragem Zero (2010) dirigido por Christopher Kezelos, tornou-se aqui um guia para a realização de uma análise fílmica formativa devido à fertilidade e diversidade temática da animação. Consideramos finalmente que compreender a relação cinema e educação, mais especificamente, a construção fílmica, os bastidores da produção cinematográfica, seus dispositivos estéticos, suas abordagens temáticas e seus eixos de interpretação, constituem a essência da análise fílmica como uma possibilidade de formação estética sensível e crítica no contexto educacional.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wolfgang. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ADORNO, Theodor Wolfgang; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine. Ser visível para existir: a injunção da visibilidade. In: AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine (orgs.). Tiranias da visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: FAP-Unifesp, 2013. p. 13-32.
BOUILLOUD, Jean-Philippe. Do mundo da palavra ao reinado do visível. In: AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine (orgs.). Tiranias da visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Editora FAP-Unifesp, 2013. p. 63-84.
BOURTON, Tim. Coraline. [mar. 2024]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tDsgyfS9urw. Acesso em: 23 ago. 2024.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CÉSPEDES, Fernando. Visão. Podcast ser sonoro: sons, músicas e o mundo da escuta, 14 maio 2021. Disponível em: https://sersonoro.net/2021/05/14/12-visao/. Acesso em: 30 out. 2024.
DEL TORO, Guilhermo. O Labirinto do Fauno. [abr. 2020]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B5sLnQvH0tU. Acesso em: 23 ago. 2024.
ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos. Campinas: Papirus, 2019.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.
GINZBURG, Natalia. As pequenas virtudes. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KEZELOS, Christopher. Zero. [nov. 2013]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bHc7pv3s7NE. Acesso em: 23 ago. 2024.
KEZELOS, Christopher. An Interview with Christopher Kezelos. [Entrevista cedida a] Peter Gallagher à Skwigly Online Animation Magazine, foi publicada em 22 de agosto de 2012. Disponível em: https://www.skwigly.co.uk/an-interview-with-christopher-kezelos/. Acesso em: 23 set. 2021.
KEZELOS, Christopher. Zero - Behind the Scenes. Zelous Criative. [maio 2021]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zhLSZBCn1p4. Acesso em: 23 ago. 2024.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2013.
MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2018.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.