A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE ENVELHECER BEM

Autores

  • Beattriz Guedes de Seixas Universidade de São Paulo
  • Maraiza Oliveira Costa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Envelhecimento, Projetos de vida, Educação, Direitos humanos

Resumo

Nesse ensaio, abordamos o aumento da expectativa de vida no Brasil, a heterogeneidade do processo de envelhecimento e a importância desse momento ser vivido com sentido. Essa importância se relaciona, entre outras coisas, com os inúmeros benefícios que experimentamos quando temos razões para viver. Abordamos o conceito de projeto de vida (purpose) e pesquisas empíricas que apontam associações entre o constructo e bons indicativos de saúde física e mental. Além disso, apontamos que as investigações brasileiras envolvendo projetos de vida de adultos e idosos ainda são escassas e merecem mais atenção. Seguimos discutindo o papel que a educação desempenha na construção e reconstrução de projetos de vida e que, como um direito humano, deve ser assegurada para as pessoas de todas as idades, origens, cores, gêneros, classes econômicas e demais fatores. Em países em desenvolvimento e marcados pela desigualdade social, como o Brasil, acreditamos que essa discussão é fundamental e urgente. Com base nas contribuições de Viktor Frankl e Paulo Freire, partimos em defesa de uma educação promotora de liberdade, emancipação e mudanças sociais, ao mesmo tempo em que auxilia o indivíduo a se entender como ser inconcluso, capaz de sonhar, projetar e agir no mundo. Concluímos argumentando que o acesso a espaços educativos ao longo de toda vida contribui significativamente para um envelhecimento saudável e que a oportunidade de desenvolver projetos de vida deve ser compreendida, também, como um direito humano. 

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Biografia do Autor

  • Beattriz Guedes de Seixas, Universidade de São Paulo

    Doutoranda e mestra em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como facilitadora nos cursos de licenciatura da Univesp e atuou como formadora no curso de Projetos de Vida do programa Repensando o Currículo, oferecido pela Faculdade de Educação, Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP-USP) e Instituto Iungo.

  • Maraiza Oliveira Costa, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora efetiva na mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela UFG, em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e Psicogerontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES - EM EDIÇÃO

Como Citar

A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE ENVELHECER BEM. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-14, e244948. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4948

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