O BULLYING NO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CLIMA ESCOLAR

Autores

  • Cassiane Morais de Borba Vaz Universidade Federal do Paraná
  • Loriane Trombini-Frick Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Bullying, Ensino Médio, Clima Escolar, Vitimização, Questionário

Resumo

O bullying no âmbito escolar tem sido objeto extensivo de pesquisas no território brasileiro, evidenciando a gravidade de sua incidência e a necessidade de compreender os preditores associados a essa forma de violência, dentre os quais encontra-se o clima escolar. Nesse contexto, o presente estudo propõe investigar o fenômeno do bullying no ensino médio e sua associação com o clima escolar e suas dimensões (relação entre estudantes, relação professor/técnicos estudantes, segurança na escola, respeito à diversidade, clareza de expectativas e justiça de regras). Os participantes foram 388 estudantes de duas instituições públicas do noroeste do estado do Paraná, os quais responderam a um questionário sobre clima escolar e outros sobre vitimização por bullying, no ano de 2019. Trata-se de um estudo descritivo e relacional. Os dados foram analisados via estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram predominantemente um clima escolar positivo nas instituições, embora evidências de vitimização por bullying ainda se façam presentes. A análise de regressão identificou uma relação significativa entre as dimensões do clima escolar, especialmente "relação entre estudantes" e "clareza de expectativa" e a ocorrência de bullying. Destaca-se, assim, a importância da promoção de um clima escolar positivo para a construção de relações saudáveis e isentas de violência, enfatizando o desenvolvimento de empatia entre os pares e a clareza nas normas institucionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cassiane Morais de Borba Vaz, Universidade Federal do Paraná

    Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Participa do Grupo de Pesquisa do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais - Xará, da UFPR.

  • Loriane Trombini-Frick, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do GT Psicologia e Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisa sobre bullying, estratégias antibullying, conflitos interpessoais, clima universitário e convivência ética na escola e universidade. Coordenadora do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais - Xará, da UFPR.

Referências

ALCANTARA, Stefania Carneiro de; CARRASCO, Monica González; MONTSERRAT, Carme; POCH, Ferran Viñas; CASAS, Ferran; ABREU, Desirée Pereira. Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 509-522, maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.01302017. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/violencia-entre-pares-clima-escolar-e-contextos-de-desenvolvimento-suas-implicacoes-no-bemestar/16235?id=16235. Acesso em: 14 ago. 2024.

AMARAL, Hellen Tsuruda; CUNHA, Josafá Moreira da; BOUERI, Iasmin Zanchi; SANTO, Jonathan Bruce. Clima escolar e vitimização entre pares: percepções de estudantes com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, p. e5/1–22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/53606. Acesso em: 14 ago. 2024.

ARAÚJO, Gleyde Raiane de; COSTA, Wesley Rodrigues da; FREIRE, Sandra Elisa de Assis; NEGREIROS, Fauston; MEDEIROS, Emerson Diógenes. Perpetración del bullying y depresión en niños y adolescentes: una revisión de alcance. Ciências Psicológicas, Montevideo, v. 17, n. 2, p. e-2952, 2023. Disponível em: https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/cienciaspsicologicas/article/view/2952. Acesso em: 14 ago. 2024.

BASTOS, João Luiz; FAERSTEIN, Eduardo; CELESTE, Roger Keller; BARROS, Aluisio Jardim Dornellas de. Explicit discrimination and health: development and psychometric properties of an assessment instrument. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 269–278, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/MqRbpWXyK39fFPLFLdSWDFt/?lang=en. Acesso em: 14 ago. 2024.

BEAR, George; HOLST, Bruna; LISBOA, Carolina; CHEN, Dandan; YANG, Chunyan; CHEN, Fang Fang. A Brazilian Portuguese survey of school climate: Evidence of validity and reliability. International Journal of School & Educational Psychology, London, v. 4, n. 3, p. 165-178, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21683603.2015.1094430. Acesso em: 14 ago. 2024.

BEAR, George; YANG, Chunyan; MANTZ, Lindsey; PASIPANODYA, Elizabeth; HEARN, Sarah; BOYER, Deborah. Technical Manual for Delaware School Survey: scales of school climate, bullying victimization, student engagement, and positive, punitive, and social emotional learning techniques. Delaware: Center for Disabilities Studies; University of Delaware, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/21683603.2015.1094430.

BEZERRA, Luiza Luana de Araújo Lira; ALVES, Dayse Lorrane Gonçalves; NUNES, Bruna Rodrigues; STELKO-PEREIRA, Ana Carina; FLORÊNCIO, Raquel Sampaio; GOMES, Ilvana Lima Verde. Anti‐bullying interventions with an emphasis on bystanders: A scoping review. Journal of school health, Ohio, v. 93, n. 11, p. 1036-1044, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.13349.

BRADSHAW, Catherine; COHEN, Jonathan; ESPELAGE, Dorothy; NATION, Maury. Addressing school safety through comprehensive school climate approaches. School Psychology Review, London, v. 50, n. 2-3, p. 221-236, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/2372966X.2021.1926321.

CARDOZO, Griselda. Incidencia del clima familiar y escolar en la conducta de ciberacoso: Estudio con adolescentes de Córdoba (Argentina). Revista Iberoamericana de Psicología, Bogotá, v. 13, n. 1, p. 45–57, 2020. DOI: https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.13105. Disponível em: https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/rip.13105. Acesso em: 14 ago. 2024.

CUNHA, Josafá Moreira da; AMARAL, Hellen Tsuruda do; MACEDO, Ana Moreira Borges de. Clima Escolar Autoritativo: Adaptação e Evidências de Validade entre Estudantes Brasileiros. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 37, n. 96, p. 273–298, 2019. DOI: https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO07. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/25887. Acesso em: 14 ago. 2024.

DUBOC, Maria José Oliveira; PIMENTEL, Susana Couto; CARNEIRO, Jislane Ribeiro; MATOS, André Luís Gomes de. Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 9, n. 1, p. 21–37, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11470. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11470. Acesso em: 14 ago. 2024.

EISENBERG, Marla; GOWER, Amy; BROWN, Camille; NAM, Yoon-Sung; RAMIREZ, Marizen R. School-based diversity education activities and bias-based bullying among secondary school students. Journal of interpersonal violence, Canada, v. 37, n. 17-18, p. NP15992-NP16012, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/08862605211025016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34144668/. Acesso em: 14 ago. 2024.

ESTEVES, Pâmela. O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 22, n. 1, p. e6626, 2019. DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6626. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626. Acesso em: 14 ago. 2024.

EVANS, Caroline Bill Robertson; SMOKOWSKI, Paul; ROSE, Roderick, MERCADO, Melissa; MARSHALL, Khiya. Cumulative bullying experiences, adolescent behavioral and mental health, and academic achievement: An integrative model of perpetration, victimization, and bystander behavior. Journal of child and family studies, New York, v. 28, p. 2415-2428, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-018-1078-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10826-018-1078-4. Acesso em: 14 ago. 2024.

FRICK, Loriane Trombini; MENIN, Maria Suzana de Stefano; TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; DEL BARRIO, Cristina. Estratégias Antibullying para o ambiente escolar. RIAEE, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1152-1181, 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12380. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12380. Acesso em: 14 ago. 2024.

FRICK; Loriane Trombini; ZECHI, Juliana Aparecida Matias; PEREIRA, Ana Carina Stelko; YANO Vitor Atsushi Nozaki; CUNHA, Josafá Moreira da; CORTEZ, Pedro Afonso. Escala de Clima Ético Universitário (ECEU): Propriedades psicométricas. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 36, n. 2, p. e23044, 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.31246. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31246. Acesso em: 14 ago. 2024.

GAFFNEY, Hannah; TTOFI, Maria; FARRINGTON, David. Effectiveness of school‐based programs to reduce bullying perpetration and victimization: An updated systematic review and meta‐analysis. Campbell systematic reviews, Canadá, v. 17, n. 2, p. 1-102, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/cl2.1143. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/cl2.1143. Acesso em: 14 ago. 2024.

GOUVEIA, Patrícia; LEAL, Isabel; CARDOSO, Jorge. Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. Revista Psicologia, Lisboa, v. 31, n. 2, p. 69-88, 2017. DOI: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/30431. Acesso em: 14 ago. 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc4595.pdf. Acesso em: 14 ago. 2024.

LEE, Jungup; ROH, Beop-era; YANG, Kyung-Eun. Exploring the association between social support and patterns of bullying victimization among school-aged adolescents. Children and Youth Services Review, Canadá, v. 136, p. 106418, maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2022.106418. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190740922000548?via%3Dihub.

Acesso em: 14 ago. 2024.

LIMA, Daniel Hidalgo; PERES, Maria Fernanda Tourinho. As pesquisas sobre o clima escolar e saúde no brasil – uma revisão de escopo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, p. 3475-3485, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022279.21842021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/WPgshWDGmddFxZP5QrfRwPf/?lang=pt#. Acesso em: 14 ago. 2024.

MALTA Deborah Carvalho; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; PRATES, Elton Junio Sady; MELLO, Flávia Carvalho Malta de; MOUTINHO, Cristiane dos Santos; SILVA, Marta Angelica Iossi. Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 30, p. e3679, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6278.3679. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204256. Acesso em: 14 ago. 2024.

MARCHANTE, Marta; COELHO, Vitor Alexandre; ROMÃO, Ana Maria. The influence of school climate in bullying and victimization behaviors during middle school transition. Contemporary Educational Psychology, San Diego, v.71, p. 102-111, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102111. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X22000704?via%3Dihub. Acesso em: 14 ago. 2024.

MAZZONE, Angela. Bystanders to bullying: An introduction to the special issue. International journal of bullying prevention, Canadá, v. 2, p. 1-5, jan. 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42380-020-00061-8. DOI: https://doi.org/10.1007/s42380-020-00061-8 Acesso em: 14 ago. 2024.

MORO, Adriano. A avaliação do clima escolar no Brasil: construção, testagem e validação de questionários avaliativos. Curitiba: Appris, 2020.

MORO, Adriano; VINHA, Telma Pileggi; MORAIS, Alessandra de. Avaliação do clima escolar: construção e validação de instrumentos de medida. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 172, p. 312-334, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146151. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v49n172/pt_1980-5314-cp-49-172-312.pdf. Acesso em: 4 out. 2020.

MORO, Adriano; VIVALDI, Flávia Maria de Campos; VALLE, Raquel. Práticas de gestão, liderança e clima escolar organizacional: Percepções de docentes do ensino médio. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 17, n. esp.1, p. e023013, 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v17iesp.1.1305. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1305. Acesso em: 14 ago. 2024.

MULVEY, Kelly. Lynn.; HOFFMAN, Adam; GÖNÜLTAŞ, Seçil; HOPE, Elan; COOPER, Shauana. Understanding experiences with bullying and bias-based bullying: What matters and for whom? Psychology of violence, Washington, v. 8, n. 6, 702, 2018. DOI: https://doi.org/10.1037/vio0000206.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luiz da; SANTOS, Manoel Antônio dos; HAYASHIDA, Miyeko; CARAVITA, Simona Carla Silvia; SILVA, Marta Angélica Iossi. Interações familiares de estudantes em situações de bullying. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 67, n. 3, p. 156-158, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/dzT9gZnBBtXQ3kXM7dvVf5x/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2024.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Marta Angélica Iossi; MELLO, Flávia Carvalho Malta de; PORTO, Denise Lopes, YOSHINAGA, Andréa Cristina Mariano; MALTA, Deborah Carvalho. The causes of bullying: results from the National Survey of School Health (PeNSE). Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 23, n. 2, p. 275-282, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0022.2552. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/kbysthNprHBwbVCSZpNb5vQ/?lang=en#. Acesso em: 14 ago. 2024.

ROMÃO, Ana Maria; COELHO, Vitor Alexandre. O efeito do clima escolar e localização da escola sobre o bullying na transição para o 2° ciclo. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, Badajoz, v. 1, n. 1, p. 79-92, 2020. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/1764. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2020.n1.v1.1764.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHNEIDER, Benjamim; GONZÁLEZ-ROMÁ, Vicente; OSTROFF, Cheri; WEST, Michael. A. Organizational Climate and Culture: Reflections on the History of the Constructs in JAP. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 102, n. 3, p. 468-482, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1037/apl0000090. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28125256/. Acesso em: 14 ago. 2024.

SEBER, George; LEE, Alan. Linear regression analysis. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2012.

SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; KOMATSU, André Vilela; ZEQUINÃO, Marcela Almeida; PEREIRA, Beatriz Oliveira; CARAVITA, Simona Carla Silvia; SKRZYPIEC, Grace; SILVA, Marta Angélica Iossi. Associations Between Bullying and Depression Among Students in School Transition. Trends in Psychol, Canadá, v. 28, p. 72–84, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s43076-020-00017-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s43076-020-00017-3. Acesso em: 14 ago. 2024.

SMITH, Peter. Evolutionary Explanations for Bullying Behavior. In: WORKMAN, Lance; READER, Will; BARKOW, Jerome (ed.). The Cambridge Handbook of Evolutionary Perspectives on Human Behavior. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. p. 284–298. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108131797.025.

VINHA, Telma Pileggi; MORAIS, Alessandra de; TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; AZZI, Roberta Gurgel; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de; MARQUES, Carolina de Aragão Escher; SILVA, Lívia Maria Ferreira da; MORO, Adriano; VIVALDI, Flávia Maria de Campos; RAMOS, Adriana de Melo; OLIVEIRA, Mariana Tavares Almeida; BOZZA, Thais Cristina Leite. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 64, p. 96–127, 2016. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3747. Acesso em: 14 ago. 2024.

ZECHI, Juliana Aparecida Matias; FRICK, Loriane Trombini; MENIN, Maria Suzana de Stefano. Educação para a convivência ética: uma emergência. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 3, p. 1123-1148, 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11411. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11411. Acesso em: 14 ago. 2024.

ZECHI, Juliana Aparecida Matias; SOUZA, Monique Luzia de; SOUSA, Ana Elisa Magalhães Tristão. Em busca de caminhos que promovam a melhora da convivência na escola: investigando o clima escolar: investigando o clima escolar. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 4, p. 22-33, 2018. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2018.v15.n4.h387. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2666. Acesso em: 14 ago. 2024.

ZHAO, Zhanfeng; LIU, Guangzeng; NIE, Qian; TENG, Zhaojun; CHENG, Gang; ZHANG, Dajun. School climate and bullying victimization among adolescents: A moderated mediation model. Children and youth services review, Canadá, v. 131, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2021.106218. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190740921002942. Acesso em: 14 ago. 2024. x

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

O BULLYING NO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CLIMA ESCOLAR. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-16, e244868. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4868

Artigos Semelhantes

11-20 de 346

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.