PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
Ingresso na docência, Alfabetização, Professoras iniciantesResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a produção acadêmica nacional, em forma de artigos, sobre professoras alfabetizadoras no início da docência no Portal de Periódicos da CAPES. Apesar de não definirmos uma delimitação temporal em nossa busca, foram encontrados apenas sete artigos que abordam a temática escolhida. Na análise, predominantemente qualitativa, além de apresentar os dados catalográficos e os principais resultados de cada pesquisa, buscamos identificar as proximidades destes estudos. Observamos as peculiaridades do ingresso na docência alfabetizadora, que é recheado de desafios - sejam do âmbito do ingresso na carreira docente ou da alfabetização - e também de aprendizados para estas professoras. Para superar seus desafios algumas professoras alfabetizadoras iniciantes mencionaram buscar apoio em professoras próximas e com maior experiência profissional. As professoras alfabetizadoras em início de carreira também desenvolvem muitas aprendizagens, fruto do compartilhamento de experiência com outras colegas, das próprias demandas da sala de aula ou por tentativas de erro e acerto. Os resultados evidenciam que as egressas do curso de Pedagogia que assumem turmas na alfabetização sentem inseguranças e limitações quanto aos conhecimentos demandados para esta ação. Concluímos apontando a limitação dos estudos que tratam da especificidade das professoras iniciantes alfabetizadoras e a importância da ampliação destas investigações para melhor compreender as peculiaridades deste momento específico da carreira docente.