REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO REALIZADA POR UM ALUNO COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Teoria histórico-Cultural; Autismo; Avaliação.Resumo
Este artigo fundamenta-se na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Parte da problemática da padronização da avaliação de desenvolvimento em decorrência do diagnóstico inicial da deficiência que tem restringido o processo de escolarização desse alunado. A própria concepção de ensino, de aprendizagem e de avaliação, estruturalmente constituídos pelo sistema capitalista neoliberal têm classificado e segregados os alunos, sobretudo àqueles com autismo. A fim de tencionar as avaliações oficiais, objetiva-se problematizar a resolução de um exercício de matemática da avaliação externa “Mais Alfabetização” realizado por um aluno com autismo em colaboração com a professora regente e a estagiária. O trabalho de campo aconteceu durante o ano letivo de 2019 em uma Escola Municipal de Educação Básica, no segundo ano do Ensino Fundamental e com uma aluno de nome fictício Miguel, de oito anos e com o diagnóstico de autismo. O recorte trazido é de um exercício da avaliação oficial do Mais Alfabetização realizada pelo aluno em colaboração com a professora e a estagiária. Realizou-se o registro das situações de sala de aula mediante fotografia e diário de campo e analisou-se à luz da abordagem microgenética. Em considerações finais, elencam-se alguns indicadores de desenvolvimento do aluno com foco para as discussões de homem e função social da escola presentes na teoria histórico-cultural.
Downloads
Referências
ANDRADE, J. Sobre indícios e indicadores da produção de conhecimentos: relações de ensino e elaboração conceitual. In: Ana Lúcia Horta Nogueira, Ana Luiza B. Smolka (orgs). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos, p. 81-106, 2010.
APA, Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. American Psychiatric Association; Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento; - 5.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2014.
BOTTURA, N. V. Z; FREITAS, A.P. Avaliação processual do ensino – aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino. In: MONTEIRO, M. I. B; FREITAS, A.P;
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 3 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Mais Alfabetização. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/30000-uncategorised/62871-programa-mais-alfabetizacao>. Acesso em: 02 out. 2022.
CAMARGO, E. A. A. (ORG). Relações de ensino na perspectiva inclusiva: alunos e professores no contexto escolar. 1 ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014.
CHIOTE, F. A. B. As políticas educacionais e a escolarização do aluno com autismo no ensino médio. In: Emilene C. S., Gonçalves. M. A. C. L. (orgs). Autismos: a constituição humana a partir da abordagem histórico-cultural. RJ. Etnografia, 176 p. 2021.
CRUZ, M. do C. S.; TAVEIRA, A. de S.; SOUZA, S. L. de Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Contribuições deste Instrumento na Percepção de Gestores e Professores. Revista Meta: Avaliação, v. 8, n. 23, p. 183-215, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Magna-Silva/publication/309019562_Avaliacao_ Nacional_da_Alfabetizacao_ANA_Contribuicoes_deste_Instrumento_na_Percepcao_de_Gestores_e_Professores/links/5897f724aca2721f0dae17af/Avaliacao-Nacional-da-Alfabetizacao-ANA-Contribuicoes-deste-Instrumento-na-Percepcao-de-Gestores-e-Professores.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2021.
DUARTE, N. “Um montão de amontoado de muita coisa escrita: sobre o alvo oculto das ataques obscurantistas ao currículo escolar. In: Julia Malanchen; Neide da Silveira Duarte de Matos; Paulino José Orso (orgs). A Pedagogia Histórico Crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP. Autores Associaidos. 2020.
GÓES, M. C. R. de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, v. 20, p. 9-25, 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3HgqZgZCCZHZD85MvqSNWtn/?lang=pt&format=html> Acesso em: 24 ago. 2021.
JANNUZZI, G. S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
LAVOURA. T. N.; RAMOS, M. N. A dialética como fundamento didático da pedagogia histórico-crítica em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. In: Julia Malanchen; Neide da Silveira Duarte de Matos; Paulino José Orso (orgs). A Pedagogia Histórico Crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP. Autores Associaidos. 2020.
MAENNER MJ. et al. Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2016. MMWR Surveill Summ. V. 69, n. 4, p. 1, 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7119644/>. Acesso em: 13 jun. 2022.
MANTOAN. M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MATOS, N. S. D. et. al. BNCC e política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: análise à luz da Teoria Histórico – Cultural e da Pedagogia Histórico – Crítica. In: Julia Malanchen; Neide da Silveira Duarte de Matos; Paulino José Orso (orgs). A Pedagogia Histórico Crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP. Autores Associaidos. 2020.
OLIVEIRA, I. M.; Inclusão escolar e organização da prática pedagógica na educação básica. In: Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES. 2020. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=Wgu4aN-IAv0>. Acesso em: 02 set. de 2022.
OLIVEIRA. C. Um retrato do autismo no Brasil. Revista espaço aberto USP. 2022. Disponível em:< http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil>. Acesso em 5 abr. 2022.
PADILHA, A. M. L. O que fazer para não excluir Davi, Hilda, Diogo... In: GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. L. F. de. (Org.). Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados. (Coleção educação contemporânea). 2007.
PADILHA. A. M. L. Inclusão escolar e organização da prática pedagógica na educação básica. In: Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES. 2020. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=Wgu4aN-IAv0>. Acesso em: 24 ago. de 2022.
PADILHA. A. M. L. Prefácio. In: Emilene C. S., Gonçalves. M. A. C. L. (orgs) Autismos: a constituição humana a partir da abordagem histórico-cultural. RJ. Etnografia, 176 p. 2021.
PIAGET, J. Études sociologiques. Genève, Droz, 1965.
RIBAS, L. M.; MIETTO, G. S. M. A importância do coletivo no desenvolvimento da crianças com autismo. In: Fabrício Santos Dias de Abreu; Joanna de Paoli; Maria Auristela Barbosa A. de Miranda; Maria do Socorro Martins Lima. (Org.). Diversidade e inclusão: o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?. 1. Ed. Curitiba: CRV, 2022.
SALLES, F. L. S.; MENDONÇA, P. A. R. Tensões, avanços e possibilidades no processo de escolarização dos sujeitos com autismo: uma revisão bibliográfica. In: Emilene C. S., Gonçalves. M. A. C. L. (orgs). Autismos: a constituição humana a partir da abordagem histórico-cultural. RJ. Etnografia, 176 p. 2021.
SAVIANI. D. Escola e Democracia. 44. Ed. Campinas, SP. Autores associados, 2021.
SILVEIRA, N. Cartas a Spinoza. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora. 1995.
SMOLKA, A. L. B. et al. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educação & Sociedade, v. 36, p. 219-242, 2015.
SMOLKA, A. L. B. et. al. A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão. Caderno de Desenvolvimento Infantil. Curitiba. v. 1, n. 1, p. 71-76, 1994. Disponível em:< https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=40151>. Acesso em: 28 jun. 2021.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Claudia da Costa Guimarães Santana. -1. ed. - Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
VIGOTSKI. L. S. [1934] A construção do Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes (p. 194). 2009.
VIGOTSKI. L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, jan./dez. 2011.
VIGOTSKI. L. S. Problemas de defectologia. Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. (orgs. Edic. Tradu. Rev. Téc.). Expressão popular. 239 p. 2021.
VYGOTSKI, L. S. [1924-1934] Fundamentos de defectologia. In: VYGOTSKI, L. S. Madri: Visor, 1995b.
VYGOTSKI, L. S. [1931]. El problema del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: VYGOTSKI, L.S. Madri: Visor, 1995a.
WERTSCH, J. V. Vygotsky y la formación social de la mente. Barcelona: Paidós, 1988.