A EDUCAÇÃO COMO COMMODITY: A POLÍTICA DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS

Autores

  • EDUARD A BENDRATH UNESP

Palavras-chave:

Política Educacional, Banco Mundial, Unesco, OMC

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discutir o panorama global da educação visto do prisma dos organismos multilaterais de influência direta nas políticas regionais, em especial de países em desenvolvimento. O conceito de educação como setor comercial e a abertura de investimento estrangeiro na área de educação. Apresenta também a disputa velada entre organismos financiadores e a Unesco, onde a disputa pelo mercado da educação contempla o paralelismo entre educar pela cultura e o educar para a mão de obra. O atual cenário internacional para a educação das futuras gerações e o que podemos esperar das políticas educacionais pautadas em acordos com agências financiadoras internacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • EDUARD A BENDRATH, UNESP
    Professor graduado pela Unesp e Mestrando em Educação pela mesma instituição. Linha de pesquisa atuante: Políticas Públicas, Organismos Internacionais e influência externa.

Downloads

Publicado

2009-08-27

Como Citar

A EDUCAÇÃO COMO COMMODITY: A POLÍTICA DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS. (2009). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(1), 41-52. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/256

Artigos Semelhantes

21-30 de 119

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.