ENTRE EMÍLIA E MÔNICA: A INFÂNCIA EM EVIDÊNCIA NO DESENHO ANIMADO BRASILEIRO

Autores

  • Fernando Teixeira Luiz UNOESTE

Palavras-chave:

Desenho animado, Literatura, Infância

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa maior, intitulada Poéticas do cinema de animação, desenvolvida entre 2014 e 2015. A investigação científica tinha como meta analisar alguns aspectos estéticos e ideológicos de quatro desenhos animados produzidos e comercializados nos últimos setenta anos. Dada a necessidade de recorte do objeto, pretende-se, neste artigo, problematizar somente o processo de representação da criança no desenho animado brasileiro, contemplando um episódio da série O Sítio do picapau Amarelo (2012) e outro da Turma da Mônica (2009). Para tanto, contamos com o apoio dos estudos de Zilberman (1982) acerca dos diferentes modos de abordagem das relações entre adultos e crianças no território da ficção. No que tange à metodologia empregada, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa centrada na análise de documentos, que, no caso, constituem desenhos animados. Em linhas gerais, o estudo sinalizou a presença constante da obra de Maurício de Sousa na história do cinema de animação brasileiro e, no que diz respeito à adaptação da obra de Monteiro Lobato, ressalta-se a projeção de um enredo bastante simplificado se comparado aos livros publicados entre 1921 e 1944, firmando-se como pequenas crônicas do cotidiano das terras de Dona Benta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Teixeira Luiz, UNOESTE
    Doutor em Letras e Mestre em Educação. Professor da FACLEPP nos cursos de Pedagogia, Letras e Artes Visuais. Ministra as disciplinas de Literatura Infantil, Juvenil, Semiótica e Teoria da Literatura. Pesquisador na área de Literatura Infantil e Cinema de Animação.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

ENTRE EMÍLIA E MÔNICA: A INFÂNCIA EM EVIDÊNCIA NO DESENHO ANIMADO BRASILEIRO. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 99-109. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2540

Artigos Semelhantes

51-60 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.