ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA: POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE TEORIA ESCOLAR E PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Vinicius dos Santos Oliveira Unesp

Palavras-chave:

Educação escolar e orientação profissional, orientação profissional na escola, orientação rofissional

Resumo

O presente ensaio sobre orientação profissional na escola começa pela apresentação de um rápido histórico sobre o surgimento da orientação profissional na escola como possibilidade de trabalho. Posteriormente, o texto trará, teoricamente, a atividade de orientação profissional no ambiente escolar, especificamente para adolescentes e, também, o papel da escola e do professor como partes ativas no processo de escolha de uma profissão. Por fim levantará uma discussão a respeito das práticas dos professores como eliciadores de práticas profissionais a partir da teoria transmitida aos alunos em sala de aula. Todo este trabalho tem como base teórica a psicologia histórico-cultural para discussão de possibilidades e descrição da orientação profissional como prática na escola, pois ela afirma que o desafio maior da escola é conseguir preparar o adolescente para o trabalho ao mesmo tempo em que não limita a educação escolar a este trabalho e sim na formação de um individuo autônomo para o trabalho e para a vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA: POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE TEORIA ESCOLAR E PRÁTICA PROFISSIONAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 82–86, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1331. Acesso em: 23 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 582

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)