A CRIANÇA E SEU ESPAÇO: UMA LEITURA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR E OS IDEAIS PEDAGÓGICOS
Palavras-chave:
arquitetura escolar, história da educação brasileira, espaço lúdico, criança, aprendizadoResumo
O primeiro contato que a criança tem com o mundo externo é através da escola, pois é, no ambiente escolar, que são criadas as primeiras relações sociais e adquiridos os primeiros conhecimentos científicos. E não é somente a proposta pedagógica que irá proporcionar, à criança, o aprendizado, o espaço onde ela está inserida também tem uma grande influência, possibilitando novas experiências. Este trabalho objetiva estudar a relação entre ideais políticos e pedagógicos e as tipologias arquitetônicas escolares, desde a República aos dias atuais. A metodologia parte da pesquisa histórica sobre os ideais educacionais, a partir da bibliografia disponível, e faz uma leitura das plantas dos edifícios escolares, por meio da leitura gráfica. Conclui-se que o espaço escolar evoluiu desde o século XIX, porém, a atenção com a ludicidade do espaço voltado para a criança ainda não alcançou uma solução que incremente a qualidade do ensino nas escolas públicas do Brasil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-23
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A CRIANÇA E SEU ESPAÇO: UMA LEITURA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR E OS IDEAIS PEDAGÓGICOS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 01–10, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1216. Acesso em: 19 abr. 2025.