PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO RS E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO CONTEÚDO

Autores

  • Claudia Simone Cordeiro Pelissoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Aline Silva de Bona Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Luciano Andreatta Carvalho da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Relacionamento Interpessoal. Projeto Pedagógico de Curso. Habilidade Social.

Resumo

Este estudo de caso trata do conceito de Relacionamento Interpessoal, previsto nos Projetos Pedagógicos do curso – PPC´s Tecnólogo em Processos Gerenciais dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Além de estar descrito nos PPCs, no perfil do curso e do egresso, o Relacionamento Interpessoal é, também, uma habilidade extremamente valorizada no mundo do trabalho. O objetivo principal é analisar como o conceito de Relacionamento Interpessoal é trabalhado ao longo dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais. A teoria de Paulo Freire e suas considerações sobre conscientização crítica, dialogicidade e humanização serviram de base para este estudo. Foram convidadas cinco coordenações do curso para entrevista (Porto Alegre, Farroupilha, Osório, Caxias do Sul e Feliz), visando analisar seu entendimento a respeito do conceito de Relacionamento Interpessoal e sua inserção ao longo do curso. As conclusões indicam que o conceito de Relacionamento Interpessoal possui ampla abordagem em algumas disciplinas formalizadas no Projeto Pedagógico de Curso, mas também ocorre informalmente em outras disciplinas, conforme perfil e práticas pedagógicas dos docentes.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Cordeiro Pelissoli, C. S., Silva de Bona, A. ., & Andreatta Carvalho da Costa, L. (2020). PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO RS E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO CONTEÚDO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 417-429. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3712

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores