PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO RS E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO CONTEÚDO
Keywords:
Interpersonal Relationship. Pedagogical Project of Course. Social ability.Abstract
This case study deals with the concept of Interpersonal Relationship, foreseen in the Pedagogical Projects of the course - PPC´s Technologist in Management Processes of Campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. In addition to being described in PPCs, in profile of the course and the graduate, Interpersonal Relationship is also an extremely valued skill in the world of work. The main objective is to analyze how the concept of Interpersonal Relationship is worked through the courses in Technology in Management Processes. Paulo Freire's theory and his considerations on critical awareness, dialogicity and humanization served as the basis for this study. Five course coordinators were invited to interview (Porto Alegre, Farroupilha, Osório, Caxias do Sul and Feliz), in order to analyze their understanding of the concept of Interpersonal Relationship and their insertion throughout the course. The conclusions indicate that the concept of Interpersonal Relationship has a wide approach in some disciplines formalized in the Pedagogical Course Project, but it also occurs informally in other disciplines, according to the teachers' pedagogical profile and practices.
Downloads
References
ALVES, Cristina Garcia Lopes; MARTINEZ, Maria Regina. Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 56, p. 159-169, Mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100159&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 out. 2018.
BASTOS, João Augusto de Souza Leão de Almeida. Cursos superiores de tecnologia: avaliação e perspectivas de um modelo de educação técnico profissional. Brasília: SENETE MEC, 1991.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Massangana, 2010.
BIANCHETTI, Lucídio. Inclusão e exclusão no processo de qualificação profissional: Educação corporativa, novos protagonistas e novos loci espaço-temporais de formação dos trabalhadores. In: Universidade e mundo do trabalho. Coleção Educação Superior em Debate, v. 3. Brasília: Inep/MEC, 2006.
BONA, Aline Silva de; PELISSOLI, Claudia Simone Cordeiro; ANDREATTA-DA-COSTA, Luciano. Relacionamento Interpessoal: uma análise deste conteúdo nos Projetos Pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. In: BONA, Aline Silva de; LOPES, Luana Monique Delgado (orgs.). A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais: Temas e diversidades de formação. 1ed. Curitiba: CRV, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Assuntos Universitários. Estudos sobre a formação de tecnólogos. Brasília: MEC/DAU/UFMT, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf. Acesso em: 04 out. 2019.
BRASIL, Vera Lúcia Broki. Competências para o Administrador: um enfoque para o saber ser e o saber fazer. São Paulo: Laços, 2016.
CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale; BRITO, Marcílio de. Prolegômenos do Projeto Pedagógico de Curso: Estudo da literatura. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação. v. 2, n.2, 2015, p.37-65. Disponível em: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/30/pdf. Acesso em: 07 mai. 2019.
CHING, Hong Yuh; SILVA, Edson Coutinho da; TRENTIN, Paulo Henrique. FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 697-727, dez. 2014. ISSN 2358-0917. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2/2>. Acesso em: 23 set. 2018.
CORDÃO, Francisco Aparecido. Debate Universidade e Mundo do Trabalho dia 20/12/2005. In: Universidade e mundo do trabalho. Coleção Educação Superior em Debate, v. 3.Brasília: Inep/MEC, 2006.
DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir(a). Avaliação multimodal de habilidades sociais em crianças: Procedimentos, instrumentos e indicadores. In: BANDEIRA, Marina; DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir (orgs.). Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin).
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1991.
GERK, Eliane; CUNHA, Simone Miguez. As habilidades sociais na adaptação de estudantes ao ensino superior. In: BANDEIRA, Marina; DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir (orgs.). Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
IFRS. Instrução Normativa PROEN Nº 002, de 09 de junho de 2016. 2016. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/08/in-002-2016.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São paulo: Atlas, 2003.
LIMA, Juliana de Oliveira Roque e et al. A formação ético-humanista do enfermeiro: um olhar para os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem de Goiânia, Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 15, n. 39, p. 1111-1126, Dec. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000031. Acesso em: 07 out. 2018.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. (Tradução do Francês Eliane Lisboa). Porto Alegre: Sulina, 2005.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer Moreira. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Moderna, 2011.
PELISSOLI, Claudia Simone Cordeiro; ANDREATTA-DA-COSTA, Luciano. O Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal do RS: a sistematização de sua análise e aprovação. In: BONA, Aline Silva de (org). Ações mobilizadoras em diferentes espaços de aprendizagem. Curitiba: CRV, 2019.
PELISSOLI, Claudia Simone Cordeiro; BONA, Aline Silva de. Análise dos Projetos Pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais com foco no tema: relacionamento interpessoal. Revista Thema, 2018.
PELISSOLI, Claudia Simone Cordeiro. O Relacionamento Interpessoal e suas implicações no Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal do RS. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – UERGS Unidade Litoral Norte, 2019. Disponível em: https://proppg.uergs.edu.br/mestrados/em-andamento/ppged/dissertacoes
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Tadeu Tomaz da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOUSA, Alípio de, Filho. O Ideal de Universidade e de sua Missão. In: Universidade e mundo do trabalho. Coleção Educação Superior em Debate, v. 3. Brasília: Inep/MEC, 2006.
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.