DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: A VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Luciano Melo Santos UESC
  • Maria Elizabete Souza Couto

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Professores que Ensinam Matemática. Gestão da escola. Estatística.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como a gestão da escola vem organizando situações de desenvolvimento profissional dos professores no cotidiano das ações planejadas e desenvolvidas com os pares. Uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de uma cidade da região sul da Bahia em parceira com uma ONG. Para coleta dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas com a diretora e a coordenadora pedagógica da escola. O movimento proposto pela gestão da escola para o desenvolvimento profissional dos professores na escola é o de permitir, garantir, incentivar, participar e aproximar seus professores das fontes externas de formação, como Universidade e grupos de pesquisa, valorizando a cultura da escola, como local do ensino e da aprendizagem e das propostas apresentadas no Projeto Pedagógico da Escola, garantindo não só a formação, mas também o espaço para que os professores possam discutir e colocar em prática essa formação e a reflexão da prática.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Melo Santos, L., & Souza Couto, M. E. . (2020). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: A VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 280-297. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3690