O FINANCIAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO

Autores

  • Leandro Vitoriano da Silva
  • Maria Eliza Nogueira Oliveira UNOESTE

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Financiamento, Gestão, FUNDEB, Salário Educação

Resumo

O novo PNE aprovado recentemente traz impactos imediatos diretos à gestão educacional por suas audaciosas metas e estratégias que visam a melhoria da educação em todos níveis e modalidades de ensino, entretanto, não fica explicitado de forma clara como se dará o financiamento deste planejamento. O objetivo deste estudo foi demonstrar a evolução do FUNDEB e do Salário Educação em comparação com o IPCA, o PSPN e número de matrículas de acordo com dados oficiais no período pós aprovação do PNE. Trata-se de uma pesquisa que adota uma abordagem quali-quantitativa, cujo método se baseia em uma Análise Documental do banco de dados do Governo Federal (MEC, FNDE e INEP). Os resultados foram agrupados em tabelas para melhor compreensão. Conclui-se que o atual modelo de financiamento da educação no Brasil, principalmente, em se tratando do FUNDEB e Salário Educação não serão suficientes para o cumprimento do previsto no PNE.

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

Vitoriano da Silva, L., & Oliveira, M. E. N. (2018). O FINANCIAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(4), 70–75. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2220