A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E O CONCEITO DE REGIÃO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE

Autores

  • Rafael Gotardi Brússolo Universidade de São Paulo
  • Jânio Gomes Do Carmo Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Região, Geografia, Correntes Geográficas, Globalização

Resumo

O objetivo central deste texto consiste na realização de um exercício teórico a respeito do conceito de região. Nesse processo é de suma importância caracterizar teoricamente o reconhecimento da Geografia como ciência. Na construção desse exercício passamos pelas várias correntes filosóficas da Geografia, entre elas se destacam a Geografia Clássica, a Nova Geografia, a Geografia Crítica, entre outras mais. Sabe-se que, a própria Geografia no decorrer de sua confirmação como ciência geográfica, sofreu abalos e rupturas paradigmáticas em seu conteúdo e, ainda hoje sofre constantes reformulações. Nessa perspectiva, o conceito de região não foge a regra, pois seu processo não poderia ser diferente, em detrimento de o conceito encontrar-se inserido numa das áreas científicas da Geografia. Recentemente, a região e a Geografia passam por mudanças conceituais e metodológicas influenciadas pela constante renovação do pensamento científico, influenciados pelo processo de globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gotardi Brússolo, Universidade de São Paulo

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela UEL. Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

Jânio Gomes Do Carmo, Universidade Estadual Paulista

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutorando em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Brússolo, R. G., & Do Carmo, J. G. (2017). A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E O CONCEITO DE REGIÃO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 107–116. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1780