A FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) PROFESSOR(A) DE CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Autores

  • Shirley da Silva Santos Universidade Cidade de São Paulo
  • Ecleide Cunico Furlanetto Universidade Cidade de São Paulo

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação continuada, Professores de creche

Resumo

RESUMO

O objetivo deste texto é compreender como a Rede Municipal de Ensino de São Paulo estrutura a formação continuada da(o) professora(or) de creche que atua em instituições educativas geridas diretamente pela Secretaria Municipal de Educação. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental com base nas legislações da Secretaria Municipal de São Paulo e nas publicações da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Os documentos foram colocados em diálogo com autores que discutem a formação continuada. Foi possível observar que o município de São Paulo tem tentado avançar na garantia do direito de bebês e crianças quanto ao acesso às instituições educacionais e dessa forma tem investido na formação das(os) professoras(es) de creche. Isso se evidencia na legislação que preconiza a formação continuada bem como nas estratégias formativas desenvolvidas preferencialmente nas unidades educativas, sob o acompanhamento da(o) coordenadora(or), que conta com a colaboração de formadoras(es) e assessoras(es) pedagógica(os). Além de investimentos em estrutura e condições de trabalho adequadas, essenciais para promover uma formação continuada de qualidade, cabe um olhar atento às políticas efetivas de formação continuada aos profissionais da rede. A formação continuada de professoras(es) de creche é um processo contínuo e desafiador, mas essencial para garantir uma educação de qualidade na primeira infância.

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Pós- Doutorado na Universidade de Barcelona (2008). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre 2006 e 2018. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (VIII CIPA), realizado em 2018. Líder do Grupo de Pesquisa, Narrativas, aprendizagens e formações (NARRAR, UNICID- CNPq). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq. Sócia da ANPED e parecerista do GT8- Formação de Professores. Desenvolve pesquisas com foco nos processos de aprendizagem e formação articuladas aos seguintes eixos: narrativas (auto) biográficas, enquanto dispositivo de pesquisa e formação; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) PROFESSOR(A) DE CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-15, e244907. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4907

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