A FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) PROFESSOR(A) DE CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Autores

  • Shirley da Silva Santos Universidade Cidade de São Paulo
  • Ecleide Cunico Furlanetto Universidade Cidade de São Paulo

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação continuada, Professores de creche

Resumo

RESUMO

O objetivo deste texto é compreender como a Rede Municipal de Ensino de São Paulo estrutura a formação continuada da(o) professora(or) de creche que atua em instituições educativas geridas diretamente pela Secretaria Municipal de Educação. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental com base nas legislações da Secretaria Municipal de São Paulo e nas publicações da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Os documentos foram colocados em diálogo com autores que discutem a formação continuada. Foi possível observar que o município de São Paulo tem tentado avançar na garantia do direito de bebês e crianças quanto ao acesso às instituições educacionais e dessa forma tem investido na formação das(os) professoras(es) de creche. Isso se evidencia na legislação que preconiza a formação continuada bem como nas estratégias formativas desenvolvidas preferencialmente nas unidades educativas, sob o acompanhamento da(o) coordenadora(or), que conta com a colaboração de formadoras(es) e assessoras(es) pedagógica(os). Além de investimentos em estrutura e condições de trabalho adequadas, essenciais para promover uma formação continuada de qualidade, cabe um olhar atento às políticas efetivas de formação continuada aos profissionais da rede. A formação continuada de professoras(es) de creche é um processo contínuo e desafiador, mas essencial para garantir uma educação de qualidade na primeira infância.

 

 

 

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Pós- Doutorado na Universidade de Barcelona (2008). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre 2006 e 2018. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (VIII CIPA), realizado em 2018. Líder do Grupo de Pesquisa, Narrativas, aprendizagens e formações (NARRAR, UNICID- CNPq). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq. Sócia da ANPED e parecerista do GT8- Formação de Professores. Desenvolve pesquisas com foco nos processos de aprendizagem e formação articuladas aos seguintes eixos: narrativas (auto) biográficas, enquanto dispositivo de pesquisa e formação; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com bebês. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Ministério da Educação, 2010. p. 1-16. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=7154&Itemid=. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, DF: Casa Civil, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm . Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

COSTA, Sinara Almeida; MELLO, Suely Amaral. (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017.

FALK, Judith. Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira e Marin, 2004.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FRANCO, Dalva de Souza. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991) e suas consequências. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 3, 103-121, dez. 2014. Dossiê “Paulo Freire e o Debate Educacional Contemporâneo”. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201407506.

GOUVEIA, Beatriz; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Loyola, 2013. p. 69-80.

LUVEZUTE KRIPKA, Rosana Maria; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015. DOI: https://doi.org/10.22490/25391887.1455.

MELLO, Suely Amaral; SINGULANI, Rosana Aparecida Dias. As crianças pequenininhas na creche aprendem e se humanizam. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 17, n. 3, p. 37-50, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/28206/pdf_67. Acesso em: 18 nov. 2023.

NÓVOA, António. A profissão da formação docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. Bahia: 2003. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

PANIZZOLLO, Cláudia; NEVES, Diego Benjamim. (org.) Memórias arquivadas e o patrimônio da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. E-Book.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 8.183, de 20 de dezembro de 1974. Dispõe sobre as diretrizes e a estrutura dos quadros de pessoal da prefeitura, e dá outras providências. São Paulo: PMSP, 1974. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-8183-de-20-de-dezembro-de-1974 Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 9.874, de 18 de janeiro de 1985. Reestrutura a carreira do magistério municipal, institui a evolução funcional, e dá outras providencias. Retificacao:140585, p2. São Paulo: PMSP, 1985. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-9874-de-18-de-janeiro-de-1985 Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Decreto n. 2.188, de 27 de dezembro de 1985. Institui o Regimento comum das escolas municipais, e dá outras providências. São Paulo: PMSP, 1985. Disponível em: Decreto 21811 1985 de São Paulo SP (leismunicipais.com.br) Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 11.229, de 26 de junho de 1992. Dispõe sobre o estatuto do magistério público municipal, e dá outras providências. São Paulo: PMSP, 1992. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-11229-de-26-de-junho-de-1992 Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 11.434, de 12 de novembro de 1993. Dispõe sobre a organização dos quadros dos profissionais de educação, da prefeitura do município de São Paulo, e dá outras providências. São Paulo: PMSP, 1993. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-11434-de-12-de-novembro-de-1993 Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Decreto n. 41.588, de 28 de dezembro de 2001. Transfere os Centros de Educação Infantil da rede direta da Secretaria Municipal de Assistência Social - SAS para a Secretaria Municipal de Educação - SME, e dá outras providencias. São Paulo: PMSP, 2001. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-41588-de-28-de-dezembro-de-2001 Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 14.660, de 26 de dezembro de 2007. Dispõe sobre alterações das Leis n.o 11.229, de 26 de junho de 1992, n.o 11.434, de 12 de novembro de 1993 e legislação subsequente, reorganiza o Quadro dos Profissionais de Educação, com as respectivas carreiras, criado pela Lei n.o 11.434, de 1993, e consolida o Estatuto dos Profissionais da Educação Municipal. São Paulo: PMSP, 2007. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-14660-de-26-de-dezembro-de-2007. Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Relação entre os diferentes atores da unidade escolar - âmbito 1 - A rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2010.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Programa mais educação São Paulo: subsídios 3: CEU-FOR: Sistema de formação de educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. São Paulo: SME/DOT, 2014.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 16.271, de 17 de setembro de 2015a. Plano Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo: PMSP, 2015a. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16271-de-17-de-setembro-de-2015. Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015b. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/Curriculo-Integrador.pdf Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Magistério: edição especial educação infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015c. Disponível em: Rev-Magisterio-80-anos.pdf (prefeitura.sp.gov.br). Acesso em: 04 set. 2024.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Lei n. 16.416, de 1 de abril de 2016. Dispõe sobre o reajustamento dos limites fixados para os Abonos Complementares e para o Abono de Compatibilização devidos aos Profissionais de Educação, bem como das Escalas de Padrões de Vencimentos dos Quadros dos Profissionais de Educação – QPE que especifica; introduz alterações nos arts. 15 e 33 da Lei nº 14.660, de 26 de dezembro de 2007. São Paulo: PMSP, 2016. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16416-de-01-de-abril-de-2016. Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Magistério: 15 anos Centro de Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2017.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Decreto n. 58.514, de 14 de novembro de 2018a. Aprova e institui o Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030. São Paulo: PMSP, 2018a. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-58514-de-14-de-novembro-de-2018#:~:text=O%20Plano%20Municipal%20pela%20Primeira%20Inf%C3%A2ncia%20estabelece%20as%20bases%20que,Art Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura Municipal. Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância. Primeira Infância: Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030. São Paulo: Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, 2018b. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/Plano_Municipal_pela_Primeira_Infancia.pdf.

Acesso em: 20 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Magistério. São Paulo: SME/COPED, 2018c. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/revista-magisterio-n-5-gestao/. Acesso em: 04 set. 2024.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/51927.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Instrução Normativa n. 54, de 13 de dezembro de 2021. Dispõe sobre a organização das Unidades de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Ensino Fundamental e Médio e dos Centros Educacionais Unificados da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2022, e dá outras providências. São Paulo: SME/COPED, 2021. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-54-de-13-de-dezembro-de-2021 Acesso em: 18 nov. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Instrução Normativa n. 50, de 16 de dezembro de 2022. Dispõe sobre a organização das Unidades de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Ensino Fundamental e Médio e dos Centros Educacionais Unificados da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2023, e dá outras providências. São Paulo: SME/COPED, 2022. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-50-de-16-de-dezembro-de-2022. Acesso em: 18 nov. 2023.

SARMENTO, Teresa. Formação de professores para uma sociedade humanizada. Revista de Educação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 285-297, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3679/2463. Acesso em: 18 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1990.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) PROFESSOR(A) DE CRECHE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-15, e244907. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4907

Artigos Semelhantes

11-20 de 551

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.