APRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Heloisa Toshie Irie Saito UEM
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira UNICENTRO
  • Mônica Appezzato Pinazza USP
  • Sabrina Plá Sandini UNICENTRO

Palabras clave:

Educação Infantil

Resumen

Indiscutivelmente, a educação infantil no Brasil, assim como em outras partes do mundo, tem ganhado relevo em textos legais, balizados essencialmente pela defesa aos direitos fundamentais das crianças à educação de boa qualidade e pelo reconhecimento das especificidades das práticas educativas destinadas à primeira infância. No entanto, no que se refere à formação de profissionais para atuar com a faixa etária de 0 a 5/6 anos e, particularmente, com o público infantil de 0 a 3 anos, o que se observa é a falta de assertividade das políticas educacionais e governamentais no anúncio e na manutenção de propostas formativas, tanto em cursos de formação inicial quanto em programas de formação contínua, resultando na permanência de indesejáveis lacunas no plano da produção de conhecimentos científicos e didático-pedagógicos, restringindo, com isso, as possibilidades de efetivação de importantes marcos legais. Comprometido em focalizar questões concernentes à formação de professores na correspondência com as perspectivas das atuais políticas e práticas pedagógicas para a educação infantil, este dossiê acolhe artigos que possam expandir as reflexões e os debates sobre esses temas.

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Publicado

2025-03-13

Número

Sección

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Cómo citar

APRESENTAÇÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, e245098, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5098. Acesso em: 31 may. 2025.

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