EDUCAÇÃO INFANTIL E ROTINA: DOIS ELOS QUE DEVEM PERMANECER UNIDOS

Autores/as

  • Dulce Helena Brum Rodrigues FURG
  • Jorge da Cunha Dutra FURG

Palabras clave:

educação infantil, rotina, crianças

Resumen

O objetivo deste artigo é o de analisar se as docentes, da educação infantil, utilizam ou possuem uma rotina diária em suas práticas na sala de aula com crianças pequenas. Para isso foram feitas entrevistas com três professoras que atuam na área. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo referencial teórico os seguintes autores: Barbosa (2006a; 2006b; 2009); Brasil (1998; 2009); Freire (1998) e Ramos (2010). Os resultados encontrados foram ao encontro do objetivo da pesquisa, pois de acordo com as respostas das entrevistas todas as professoras utilizam a rotina em sua prática diária. Sendo assim, é possível afirmar que a rotina na educação infantil é de suma importância para o sucesso do processo educativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Dulce Helena Brum Rodrigues, FURG
    Licenciada em Pedagogia (2014), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente cursa a Especialização em Educação Infantil, pelo Centro Universitário Barão de Mauá e atua como Professora da educação infantil na rede municipal (Rio Grande/RS).
  • Jorge da Cunha Dutra, FURG
    Licenciado em Pedagogia (2005), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em Filosofia (2009), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2009). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pela UFPel. Atualmente é Professor do Instituto de Educação da FURG, na área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado e Professor de Filosofia da rede estadual (SEDUC/RS).

Publicado

2016-09-21

Cómo citar

EDUCAÇÃO INFANTIL E ROTINA: DOIS ELOS QUE DEVEM PERMANECER UNIDOS. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 60-68. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1311

Artículos similares

21-30 de 242

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.